Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Guimarães: Edil apresenta condolências pelo falecimento do nicolino José Maria Magalhães
Câmara de Vila Verde aprova orçamento superior a 42,9 milhões

Guimarães: Edil apresenta condolências pelo falecimento do nicolino José Maria Magalhães

Aluno da Escola Secundária de Ponte de Lima conquista medalha de bronze nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática

Guimarães: Edil apresenta condolências pelo falecimento do nicolino José Maria Magalhães

Vale do Ave

2020-10-18 às 18h18

Redacção Redacção

Vimaranense interventor na comunidade e referência marcante da Festa Nicolina faleceu este domingo, 18 de outubro.

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, apresenta sentidas condolências à família de José Maria Baptista Magalhães, que faleceu este domingo, 18 de outubro.

José Maria Magalhães estudou no ensino secundário, no Liceu de Guimarães situado ainda nas instalações do Convento da Santa Clara, pertencendo à geração que transitou para o então referido como novo liceu onde, na década de 1960, foi eleito para várias comissões de festas nicolinas na singular função de Chefe de Bombos. No âmbito autárquico, foi o primeiro Presidente da Junta de Freguesia de Mascotelos, integrando a primeira Assembleia Municipal de Guimarães, de 1977 a 1979.

Durante 34 anos, entre 1975 e 2014, ocupou vários cargos nos órgãos sociais da Associação dos Antigos Estudantes do Liceu de Guimarães (AAELG/Velhos Nicolinos). Foi Presidente da Direção nos difíceis anos académicos de 1976 e 1977. Teve um importante contributo para o ressurgimento em 1983 das “Danças de S.Nicolau”, número integrante das Festas Nicolinas onde, sob a batuta do saudoso professor Óscar Machado e com o argumento de A. Meireles Graça, representou pela primeira vez a figura de D. Afonso Henriques, ficando como um símbolo daquele número tão marcante da festa estudantil.

Como presidente da assembleia geral da AAELG/Velhos Nicolinos foi um dos impulsionadores da colocação na cidade do Monumento ao Nicolino. Presentemente, estava ligado à ACFN – Associação das Comissões das Festas Nicolinas que o distinguiu com uma das suas referências.


As cerimónias fúnebres estão marcadas para as 15 horas desta segunda-feira, 19 de outubro, na Igreja de S. Francisco, sendo sepultado em jazigo de família no cemitério da Atouguia, em Guimarães.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho