Correio do Minho

Braga,

- +
Guimarães dispõe de um novo parque de estacionamento no centro da cidade
Depois de uma reviravolta incrível veio um ‘soco’ no estômago no fim

Guimarães dispõe de um novo parque de estacionamento no centro da cidade

Ricardo Sá Pinto: “Continuar inspirados e ser eficazes”

Guimarães dispõe de um novo parque  de estacionamento no centro da cidade

Vale do Ave

2019-08-16 às 06h00

Redacção Redacção

Aproximar os cidadãos ao comércio e aos serviços é o objectivo do novo parque de estacionamento no centro da cidade de Guimarães. O parque vai estar aberto 24 horas/dia e disponibiliza 429 lugares. O investimento ascende aos 5,5 milhões de euros.

Inaugurado no início do mês de Agosto, a afluência ao Parque de Estacionamento de Camões tem sido gradual, mas a expectativa é de aumentar a procura após o período de férias. Localizado em pleno centro da cidade, a escassos metros do Largo do Toural e da Feira Municipal, com acessos pedonais, esta é uma “estrutura fundamental na área da mobilidade e revitalização da cidade” assumida pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
O Parque de Camões disponibiliza 429 lugares (incluindo 8 para deficientes) que permitirão aproximar os cidadãos ao comércio e aos serviços, assim como a regeneração daquela área através da reabilitação dos edifícios do quarteirão e em toda a sua extensão numa estratégia de “acrescentar Cidade à Cidade”, apontou Domingos Bragança.

O investimento nesta obra foi de 5,5 milhões de euros (+ IVA) tendo suscitado alguma discussão na apresentação do projecto. O edifício ocupa cerca de 12.000 m2, em pleno coração da cidade, foi contruído com base em premissas de sustentabilidade ambiental tendo em linha de conta as questões do património existente, nomeadamente o da arqueologia industrial, reabilitando e reconvertendo o espaço com base nos princípios das pré-existências e da sustentabilidade futura dos vários edifícios, resultando na criação de uma nova rede de percursos pedonais pelo interior do quarteirão, que assim garante a utilização e usufruto pleno dos espaços públicos.

Os materiais de revestimento são em betão aparente e aço corten, não sendo necessária manutenção; tem ventilação natural, o que dispensa mecanismos de ventilação interior; a iluminação natural existente permite prescindir de elementos complexos de iluminação artificial, sendo que a existente será regulada, graduadamente, de acordo com a luz natural existente; a sua cobertura ajardinada, além de embelezar o espaço, corrige as ilhas de calor urbano e cria um efeito buffer, retendo e absorvendo as águas pluviais.

O principal acesso ao novo Parque de Estacionamento de Camões é feito a partir do Largo do Toural, através da Rua e Travessa de Camões, mas também pode ser através da Rua da Caldeiroa.
A implementação da estrutura implicou algumas alterações de trânsito na zona baixa da Cidade, consignando as ruas da Liberdade (parcial), Camões, Dr. Bento Cardoso e ainda na rua D. João I.


O horário de funciona-mento é de 24 horas por dia, todos os dias do ano, com tarifário igual ao pra-ticado nos demais parques municipais de Guimarães. Por deliberação da Câmara Municipal foram criadas condições de excpeção
aos residentes do Centro Histórico intramuros
e dos arruamentos
Rua da Caldeiroa,
Rua Padre Augusto Borges Sá, Rua
da Liberdade,
Rua D. João I,
Rua Dr. Bento Cardoso, Rua e Travessa
de Camões,
Largo Valentim
Moreira de Sá,
Largo do Toural,
Rua Sto António,
Rua Gil Vicente
e Rua Paio Galvão.
Assim, podem usufruir
do parque gratuitamente no horário noturno (20
às 8 horas) e efectuar
uma assinatura mensal (diurna/24 horas)
por 16 euros.
Para usufruir da isenção, os residentes destes arrua-mentos devem preencher o formulário disponível no site da Câmara Municipal.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.