Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Guimarães: Casa da Memória recebe Projeto de Arqueologia Nicolina
Câmara de Viana do Castelo abre concurso para construir acessos ao porto de mar

Guimarães: Casa da Memória recebe Projeto de Arqueologia Nicolina

VI Festival 'O Mundo Somos Nós' no Museu dos Biscainhos este sábado

Vale do Ave

2018-05-16 às 22h15

Redacção

Casa da Memória apela à participação da população vimaranense num projeto de arqueologia Nicolina.

Neste período do ano ainda longínquo da ritual homenagem a São Nicolau, a Casa da Memória lança aos vimaranenses um apelo no sentido de participarem num projeto de investigação em arqueologia das Festas Nicolinas.
 
É provável que interessantes documentos inéditos (cartazes, panfletos, textos de posses) e sobretudo fotografias antigas ou mesmo pequenos filmes amadores estejam adormecidos em coleções particulares ou em arquivos familiares. Além do seu interesse memorial e patrimonial, a sua redescoberta e divulgação contribuirão para um melhor conhecimento desta manifestação cultural emblemática da cidade.
 
Solicita-se, portanto, que os detentores de documentos desconhecidos entrem em contacto com a Casa da Memória, cuja exposição permanente já integra um núcleo Nicolino e que será responsável pela digitalização, o registo de informações (datação, contexto de realização da imagem, identificação das personagens, etc.) e a conservação das reproduções, integradas no seu acervo nicolino. Os originais serão prontamente devolvidos aos seus proprietários, acompanhados do ficheiro informático da reprodução.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.