Correio do Minho

Braga, terça-feira

Guimarães: Brigada Verde de Candoso Santiago e Mascotelos
João Novais: “Tenho o objectivo de baralhar as ideias do mister”

Guimarães: Brigada Verde de Candoso Santiago e Mascotelos

Ailton: “O caminho é este”

Vale do Ave

2018-06-19 às 00h00

Redacção

Brigada Verde de Candoso Santiago e Mascotelos envolve a comunidade num plano de ação ambicioso.

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, esteve presente na apresentação da Brigada Verde da União de Freguesias de Candoso Santiago e Mascotelos, que teve lugar na manhã do passado sábado, 16 de Junho, na Escola EB1/JI de Mascotelos, juntamente com a Vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, o Presidente da União de Freguesias, Paulo Abreu, e os representantes de cada uma das instituições que assinaram o protocolo de instituição da Brigada Verde.

Após um grupo de alunos da Escola EB1/JI de Mascotelos ter protagonizado um momento musical que teve como mote a natureza e o planeta, Alexandra Andrade, do Centro Social e Paroquial de Mascotelos e Santiago, felicitou o Município de Guimarães pelo resultado obtido na candidatura a Capital Verde Europeia 2020 e frisou o exemplo do envolvimento de todos os cidadãos na causa ambiental que representa a constituição das Brigadas Verdes.

Foi ainda revelado o plano de ação para o ano de 2018. Campanhas de sensibilização, promoção de palestras/debates sobre a água, energia, floresta e outros temas, sensibilização para a separação seletiva dos resíduos, realização de festas na escola amigas do ambiente, reforço do número de ecopontos, construção de uma horta comunitária, reflorestação do monte do Picoto, criação de caminho pedonal entre o monte do Côto e o parque da cidade desportiva, entre outras realizações, são objetivos a cumprir.

Domingos Bragança, na sua intervenção, colocou como ponto de partida destas ações a responsabilidade de cada cidadão na defesa do planeta e a importância do envolvimento coletivo no território de Guimarães para o sucesso da sustentabilidade ambiental.

Para o Presidente da Câmara, o respeito pela natureza, a boa utilização dos recursos, os modos de vida saudáveis, entre outras práticas, são essenciais para o sucesso na caminhada que Guimarães já iniciou rumo a uma sociedade mais responsável social e ambientalmente. Domingos Bragança não tem dúvidas "que é o trabalho que hoje se faz nas comunidades escolares que nos dará, no futuro, o garante de um mundo melhor".

Após as intervenções institucionais, foi assinado o protocolo pelas instituições que constituem a Brigada Verde da União de Freguesias de Candoso Santiago e Mascotelos (Agrupamento 532 do Corpo Nacional de Escutas, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB1/JI de Mascotelos, a Associação de Paraquedistas de Guimarães, o Centro Social e Paroquial de Mascotelos e Santiago, o Núcleo de Santo Amaro da Fraternidade Nuno Álvares, o Santiago e Mascotelos Futebol Clube e a União de Freguesias de Candoso Santiago e Mascotelos), ao que se seguiu um momento simbólico com a plantação de uma árvore no jardim da Escola.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.