Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Guimarães aprova regulamento para Centro de Recolha Oficial
Encontro com emigrantes serviu para divulgar potencialidades do concelho

Guimarães aprova regulamento para Centro de Recolha Oficial

SC Braga prepara jogo decisivo europeu com o Zorya

Vale do Ave

2018-02-14 às 12h23

Redacção

Autarquia apela à sensibilização para a adopção de boas práticas como a esterilização dos animais de companhia que não se destinam à reprodução.

Na reunião do Executivo Municipal, realizada na passada quinta-feira, foi aprovado o projecto de regulamento para o Centro de Recolha Oficial do concelho de Guimarães - Canil/Gatil. A abertura a novas parcerias e o aumento do número de voluntariado está na base da elaboração do novo regulamento do Centro de Recolha Oficial de Guimarães (CRO).

A Câmara Municipal de Guimarães entende que é necessário garantir que sejam tomadas as medidas recomendadas para uma detenção responsável de animais, a qual constitui a efectiva solução para minorar os problemas decorrentes de sobrepopulação de animais, em especial de cães e gatos. Entre outras, as medidas definidas passam pela sensibilização da população para a detenção responsável, bem como a adoção de boas práticas, como a esterilização dos animais de companhia que não se destinam à reprodução. 

O novo Regulamento vai ao encontro da estratégia que tem como objectivo principal garantir a melhoria das condições e do bem-estar animal.

 A preocupação do Município de Guimarães passa por defender a higiene e saúde pública, bem como a segurança das pessoas, mas salvaguardando sempre os direitos dos animais, promovendo de uma forma constante a adopção de animais, ao abrigo da Lei em vigor, que proíbe o abate de animais errantes como controlo da população e privilegia a esterilização.

Na proposta aprovada pelo Executivo Municipal foram destacados os princípios e regras consignadas para que não prejudicam esse objetivo primordial, conforme está estipulado no Regulamento do CRO de Guimarães.
Entretanto, no próximo dia 20 de Fevereiro, terça-feira, às 16 horas, será inaugurado a Sala de Cirurgia para Esterilizações no CRO - Canil/Gatil de Guimarães.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.