Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Guimarães apresenta “estratégia” até 2029 para potenciar “turismo de qualidade”
Manuel Tibo: “A nossa terra tem futuro se trabalharmos, se formos criativos e inteligentes”

Guimarães apresenta “estratégia” até 2029 para potenciar “turismo de qualidade”

SC Braga deu brilho à festa da Taça em Leça

Guimarães apresenta “estratégia” até 2029 para potenciar “turismo de qualidade”

Vale do Ave

2019-09-18 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Proporcionar “uma experiência única” em Guimarães aos visitantes e turistas do concelho é o objectivo da Estratégia Turística 2019/2029 que o Município de Guimarães apresentou ontem. São dezenas de projectos para potenciar um turismo diferenciado.

A criação de um ‘Cartão Sócio Guimarães’ com regalias para os vimaranenses, de um ‘Kit de Sobrevivência de Guimarães’ recheado de histórias usos e costumes locais e de um canal Youtube de Guimarães são alguns dos projectos que serão brevemente implementados para potenciar um “turismo de qualidade, sustentável e inclusivo”.
O Município de Guimarães apresentou, ontem, publicamente a sua Estratégia Turística 2019/2029, com o principal objectivo de fazer crescer o turismo em todo o concelho com base não só no património, como até aqui, mas promovendo outras vertentes turísticas como os usos e costumes culturalmente enraizados.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, apela ao “envolvimento” de toda a comunidade nesta grande estratégia turística que já está desenhada e que tem como conceito geral a ‘Garra Vimaranense’. “Vamos implementar esta estratégia que obrigam a uma grande envolvência de todos, da câmara municipal, da Entidade Regional e Nacional de Turismo, dos vimaranenses e de todos os agentes económicos ligados à hotelaria, comércio, alojamento, actividades culturais, entidades de animação, restauração, etc.”, sublinhou o edil, numa grande concertação social local.
O presidente da Câmara de Guimarães avança que o primeiro passo a dar é a criação imediata de uma equipa de gestão multidisciplinar, com o Município de Guimarães, o turismo e muitas outras entidades vimaranenses, que vão trabalhar em conjunto para irem implementando, um a um, as dezenas de projectos previstas nesta grande estratégia que vai potenciar o turismo de Guimarães como uma marca no país e no mundo e em benefício primeiro dos 158.124 mil habitantes do concelho.

“Nós precisamos de todos para levar a cabo esta estratégia”, frisou Domingos Bragança, indicando que Guimarães tem que tirar ainda mais partido do facto de ser uma “zona policêntrica” e estar a apenas meia hora do Porto. “Temos que alterar a estratégia turística, também junto dos agentes turísticos, no sentido de que os turistas fiquem em Guimarães mais tempo retidos”.
Para que essa ‘retenção’ dos turistas, o presidente da Câmara de Guimarães defende a criação de novos produtos turísticos. “Queremos que a visita a Guimarães seja uma visita distintiva e de qualidade e que o turismo seja integrado em todo o concelho, e não apenas concentrado no centro histórico”.

Sofia Ferreira, vereadora do Turismo da autarquia vimaranense, afirmou que, tal como a indústria, a importância do turismo para o desenvolvimento social de Guimarães “é inquestionável”. Olhando para os dados turísticos dos meses de Julho e Agosto dos últimos anos, a vereadora apontou para o “crescimento” enorme do número de visitantes aos postos de turismo (em 2019 cresceu 42%), as taxas de ocupação de quarto mantiveram-se nos 76% e a taxa de visitas aos principais monumentos e museus da cidade cresceu 8% nos dois últimos anos.
“Crescemos, queremos continuar a crescer ainda mais, mas bem e com qualidade, fazendo de Guimarães uma experiência única, onde os visitantes, mas sobretudo os habitantes, se sintam felizes”, diz Sofia Ferreira.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.