Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Guimarães apresenta “estratégia” até 2029 para potenciar “turismo de qualidade”
Embaixadora do Canadá reuniu com executivo para conhecer potencialidades de Viana do Castelo

Guimarães apresenta “estratégia” até 2029 para potenciar “turismo de qualidade”

A salvação merecida no último suspiro da odisseia no dilúvio

Guimarães apresenta “estratégia” até 2029 para potenciar “turismo de qualidade”

Vale do Ave

2019-09-18 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Proporcionar “uma experiência única” em Guimarães aos visitantes e turistas do concelho é o objectivo da Estratégia Turística 2019/2029 que o Município de Guimarães apresentou ontem. São dezenas de projectos para potenciar um turismo diferenciado.

A criação de um ‘Cartão Sócio Guimarães’ com regalias para os vimaranenses, de um ‘Kit de Sobrevivência de Guimarães’ recheado de histórias usos e costumes locais e de um canal Youtube de Guimarães são alguns dos projectos que serão brevemente implementados para potenciar um “turismo de qualidade, sustentável e inclusivo”.
O Município de Guimarães apresentou, ontem, publicamente a sua Estratégia Turística 2019/2029, com o principal objectivo de fazer crescer o turismo em todo o concelho com base não só no património, como até aqui, mas promovendo outras vertentes turísticas como os usos e costumes culturalmente enraizados.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, apela ao “envolvimento” de toda a comunidade nesta grande estratégia turística que já está desenhada e que tem como conceito geral a ‘Garra Vimaranense’. “Vamos implementar esta estratégia que obrigam a uma grande envolvência de todos, da câmara municipal, da Entidade Regional e Nacional de Turismo, dos vimaranenses e de todos os agentes económicos ligados à hotelaria, comércio, alojamento, actividades culturais, entidades de animação, restauração, etc.”, sublinhou o edil, numa grande concertação social local.
O presidente da Câmara de Guimarães avança que o primeiro passo a dar é a criação imediata de uma equipa de gestão multidisciplinar, com o Município de Guimarães, o turismo e muitas outras entidades vimaranenses, que vão trabalhar em conjunto para irem implementando, um a um, as dezenas de projectos previstas nesta grande estratégia que vai potenciar o turismo de Guimarães como uma marca no país e no mundo e em benefício primeiro dos 158.124 mil habitantes do concelho.

“Nós precisamos de todos para levar a cabo esta estratégia”, frisou Domingos Bragança, indicando que Guimarães tem que tirar ainda mais partido do facto de ser uma “zona policêntrica” e estar a apenas meia hora do Porto. “Temos que alterar a estratégia turística, também junto dos agentes turísticos, no sentido de que os turistas fiquem em Guimarães mais tempo retidos”.
Para que essa ‘retenção’ dos turistas, o presidente da Câmara de Guimarães defende a criação de novos produtos turísticos. “Queremos que a visita a Guimarães seja uma visita distintiva e de qualidade e que o turismo seja integrado em todo o concelho, e não apenas concentrado no centro histórico”.

Sofia Ferreira, vereadora do Turismo da autarquia vimaranense, afirmou que, tal como a indústria, a importância do turismo para o desenvolvimento social de Guimarães “é inquestionável”. Olhando para os dados turísticos dos meses de Julho e Agosto dos últimos anos, a vereadora apontou para o “crescimento” enorme do número de visitantes aos postos de turismo (em 2019 cresceu 42%), as taxas de ocupação de quarto mantiveram-se nos 76% e a taxa de visitas aos principais monumentos e museus da cidade cresceu 8% nos dois últimos anos.
“Crescemos, queremos continuar a crescer ainda mais, mas bem e com qualidade, fazendo de Guimarães uma experiência única, onde os visitantes, mas sobretudo os habitantes, se sintam felizes”, diz Sofia Ferreira.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.