Correio do Minho

Braga,

- +
Guimarães afirma-se referência na prática de desporto inclusivo
Alexandre Mendes deixa direcção executiva da Startup Braga

Guimarães afirma-se referência na prática de desporto inclusivo

Amares: Centro de Estudos vai reeditar obra completa de Sá de Miranda

Guimarães afirma-se referência na prática de desporto inclusivo

Desporto

2019-12-01 às 14h38

Redacção Redacção

Campeonato do Mundo de Basquetebol 3×3 e de Judo para atletas com Síndrome de Down está a decorrer no pavilhão da EB2,3 das Taipas. Prova serve de preparação para os Jogos Paralímpicos de 2020.

A cerimónia de abertura do Campeonato do Mundo de Basquetebol 3×3 e de Judo para atletas com Síndrome de Down decorreu ontem, no pavilhão da EB2,3 de Caldas das Taipas, em Guimarães. Esta competição serve de preparação para os Jogos Paralímpicos de 2020 com a participação de uma centena de atletas em representação dos seguintes países: Croácia, Kuwait, Roménia, Itália, Polónia, Rússia, Turquia, Suécia e Portugal.

O vereador do Desporto da Câmara de Guimarães, Ricardo Costa, salientou que “a prática de desporto é fundamental para a construção de uma sociedade” ao sublinhar que “quanto maior é o número de praticantes, mais competitiva se torna” e neste capítulo vincou que “ninguém pode ficar para trás”. Ricardo Costa fez alusão ao território de Guimarães como “referência na prática do desporto de inclusão” partilhando o “mérito” pelos “clubes e associações desportivas que têm feito um trabalho notável nesta área”.

O presidente do Comité Organizador Vítor Figueiredo transmitiu a mensagem do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. “O desporto inclusivo está vivo e Guimarães faz uma justa homenagem aos que vivem o desporto inclusivo, quer a quem o pratica como a quem está envolvido na sua organização”, referiu o ministro.
Por sua vez director regional do norte do IPDJ, Vítor Dias, mencionou o “trabalho magnífico” realizado nesta área de integração e vincou a necessidade de “criar as mesmas oportunidades e os mesmos acessos à prática de desporto” para os jovens com Síndrome de Down.
Na abertura do evento, entre os vários convidados, marcaram presença Miguel Pinto Lisboa, presidente do Vitória SC e Rui Leite, presidente da Cercigui.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.