Meia-hora de eficácia coloca Santa Eulália nos oitavos-de-final da Taça
2016-12-13 às 17h16
Presidente do Município dedicou distinção a todos os vimaranenses. Apresentação de rede de percursos cicláveis entre as vilas e a cidade contribuiu para a atribuição da bandeira.
O reconhecimento público do trabalho que a Câmara Municipal de Guimarães está a desenvolver no âmbito da valorização ambiental, patrimonial, qualificação urbana e coesão social foi distinguido com a atribuição da Bandeira Cidades de Excelência - Nível II, atribuída pela Rede de Cidades e Vilas de Excelência, numa cerimónia que decorreu esta segunda-feira no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A distinção é justificada «com o grau de evolução da implementação do Plano de Ação Local» proposto pelo Município em matéria de planeamento estratégico e de ações especificas no quadro dos planos estratégicos, de mobilidade e de regeneração urbana em sede de candidaturas ao Portugal 2020, como sucede com o esboço de toda a rede de percursos cicláveis entre as vilas e a cidade, com lugar à divulgação pública desta intervenção bem como da intenção deste projeto considerado estratégico no plano de mobilidade urbana sustentável de Guimarães.
«Recebemos esta distinção com muito orgulho, mas também com o sentimento de maior responsabilidade. Temos uma visão de futuro para o nosso concelho e queremos acrescentar camadas de qualidade de vida e conforto aos nossos vimaranenses. Estamos a tratar do espaço público e da proteção da natureza! A mobilidade promove um conjunto de intervenções que nos permitem coser o nosso território com percursos cicláveis e pedonais, definindo novos corredores de mobilidade», referiu o Presidente da Câmara Municipal.
«Distinção para as pessoas do concelho»
Na sua intervenção, Domingos Bragança dedicou a «todos os vimaranenses» a Bandeira de Excelência atribuída a Guimarães. «Representa o envolvimento das nossas pessoas no caminho de excelência que estamos a fazer e que, à medida que concretizámos, apercebemo-nos que é possível. Vamos realizar, porque nós acreditamos! Acrescentamos à cultura a dimensão ambiental, daí considerar que o caminho da Capital Verde Europeia tem uma base bio-cultural, identidade de um território como Guimarães», afirmou ainda o responsável da Autarquia.
Pedro Silva, coordenador nacional da Rede de Cidades e Vilas de Excelência, enalteceu o trabalho desenvolvido, realçando que Guimarães cumpriu um conjunto de acções que se propôs no âmbito do Plano de Acção Local na relação com as suas vilas e freguesias. «Está a ser construída uma coesão territorial num contexto policêntrico, que deixa um lastro importantíssimo. Esta bandeira é uma expressão pública de um trabalho que não é um ponto de chegada, mas que se cumpre ao longo de um percurso», disse.
*** Nota elaborada pelo gabinete de comunicação da C. M. de Guimarães ***
30 Janeiro 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário