Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Guimarães: Josephine Foster inaugura palco do Café Concerto do CCVF em 2018
Montalegre-Limianos em risco devido à neve

Guimarães: Josephine Foster inaugura palco do Café Concerto do CCVF em 2018

Caminha: Detido por posse ilegal de arma

Guimarães: Josephine Foster inaugura palco do Café Concerto do CCVF em 2018

Vale do Ave

2018-02-14 às 18h10

Redacção Redacção

Músicas intemporais chegam esta sexta-feira a Guimarães pela voz sublime de Josephine Foster que canta um folk eterno

Citação

Este ano, o palco do Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor (CCVF) é estreado por Josephine Foster. A artista norte-americana apresenta-se em Guimarães e paira no ar a promessa de um concerto que encantará o público com inebriantes canções folk, que emanam uma aura sonhadora. O espetáculo, que conta ainda com uma 1ª parte da multinstrumentista e vocalista Ka Baird, tem lugar esta sexta-feira, 16 de fevereiro, pelas 23h00.
 
A música que Josephine Foster produz parece cruzar diferentes influências, misturando tonalidades que atravessam o poeirento velho oeste americano com vestígios do jazz e dos blues das horas profundas de Chicago. Contando já com uma longa carreira, no seu álbum mais recente, No More Lamps in the Morning, a cantora e compositora pega em temas de projetos anteriores dando-lhes um novo arranjo. As músicas ganham uma nova vida quando acompanhadas da guitarra portuguesa, acrescentando à mescla de influências uma sonoridade ibérica que torna tudo ainda mais peculiar. Um disco que se sente livre, solto de amarras e convenções, para ser desfrutado em total despreendimento. A anteceder este concerto, sobe ao palco a multinstrumentista e vocalista Ka Baird, conhecida por explorar o psicadelismo eletrónico e pelas improvisações e experimentalismos que envolvem a audiência.
 
Enquanto adolescente, a cantora, compositora e guitarrista Josephine Foster, nascida em 1974 no Colorado (EUA), aprimorou as suas habilidades vocais em funerais e casamentos e as suas aspirações inclinavam-se para a ópera. Porém, terminados os estudos, começou a gravar uma séria de composições que vieram a dar origem a There Are Eyes Above, em 2000, um álbum fortemente marcado pelo seu ukelele e a uma coleção de músicas infantis intitulado Little Life (2001), mudando-se pouco tempo depois para Chicago, onde foi professora de canto e atuou com várias bandas.
 
Foster regressou à sua carreira a solo em 2004 para criar All the Leaves Are Gone, uma coleção fantasmagórica de músicas de rock psicadélico com a sua recém-formada banda, Supposed. O ano seguinte trouxe Hazel Eyes, I Will Lead You, um trabalho dominado por um som calmo, rústico e inspirado nos blues. Os anos seguintes foram recheados de novas gravações, em que se incluem A Wolf in Sheep's Clothing (2006), This Coming Gladness (2008), Graphic as a Star (2009), Anda Jaleo (2010) e Perlas (2012), ambos com a The Victor Herrero Band, e Blood Rushing (2012). Mais recentemente, lançou os álbuns de longa duração I'm A Dreamer, em novembro de 2013, e No More Lamps In The Morning, em fevereiro de 2016. Este último disco, no qual incidirá uma atenção especial neste concerto em Guimarães, incluiu duas músicas com poemas de James Joyce e Rudyard Kipling.
 
A multinstrumentista e vocalista Ka Baird, baseada em Nova Iorque, é responsável por abrir esta noite no Café Concerto. Ela é um dos membros fundadores de Spires That In The Sunset Rise, banda de IIlinóis onde impera a música folk psicadélica experimental. Desde que se mudou para Nova Iorque, em 2014, Baird partiu em inúmeras direções que vão muito além deste projeto mais duradouro, ao promover novas colaborações e aprimorar o seu próprio trajeto a solo. O seu trabalho mais atual explora a improvisação no piano, intervenções eletroacústicas, batidas rítmicas, técnicas vocais ampliadas e uma incomum manipulação eletrónica da flauta. Mas, por mais expressiva e sensacional que seja a sua música, esta possui uma energia que nos aproxima de um estado relaxado, mesmo que nada na composição de Baird seja aparentemente sereno.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho