Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Guimarães celebra Green Week
Município de Esposende assinalou Dia Internacional para a Deficiência

Guimarães celebra Green Week

RC6 cozinhou almoço solidário para os sem abrigo de Braga

Guimarães celebra Green Week

Vale do Ave

2019-09-17 às 17h33

Redacção Redacção

Actividades desde o mercado de produtos biológicos e tradicionais, mercado de 2ª mão, concertos musicais, curtas-metragens, teatro, exposições, desafios ambientais, workshops, actividades desportivas, bicicletas e trotinetes elétricas...

A festa que promove as boas práticas ambientais e celebra o ambiente está de volta à Alameda de São Dâmaso, em pleno centro de Guimarães. A Green Week 2019 acontece de 20 a 22 deste mês e está integrada na Semana Europeia da Mobilidade, na “Global Week to #ACT4SDGs”, promovida pelas Nações Unidas e na Semana Pelo Clima, que se assinala por todo o mundo.
?Tal como nas edições anteriores há atividades para todos os públicos, dos mais pequenos aos adultos. Mercado de produtos biológicos e tradicionais, mercado de 2ª mão, concertos musicais, curtas-metragens, teatro, exposições, desafios ambientais, workshops, atividades desportivas, bicicletas e trotinetes elétricas, entre muitas outras iniciativas. No sábado e no domingo ao longo de todo o dia, assinalando o Dia Europeu Sem Carro, a parte nascente da Alameda S. Dâmaso e Toural, a Rua de Santo António, bem como o Centro Histórico, não terão trânsito automóvel. Para facilitar a mobilidade a Linha da Cidade dos TUG será gratuita e os seis parques de estacionamento da Vitrus terão 50% na tarifa habitual. Poderá ainda optar por utilizar bicicletas, disponíveis nos parques. Quem quiser chegar a Guimarães de comboio da CP terá bilhetes a dois euros, ida e volta.
 
A Green Week Guimarães 2019 arranca na sexta-feira, dia 20, com uma Manifestação Escolar pelas Alterações Climáticas, que reunirá alunos dos vários estabelecimentos de ensino de Guimarães no Largo do Toural. O primeiro dia encerra com os concertos de Lince e Filipe Sambado.
 
O sábado, dia 21, iniciará com ações de Mobilidade Ecológica Inclusiva, um Workshop de Gestão Florestal – VIMACT e outro de música para crianças, jogos didáticos e um Peddy-Paper Ambiental. Está programado ainda uma sessão de técnicas de suporte básico de vida, em colaboração com o Hospital Senhora da Oliveira. De tarde há uma palestra sobre Mobilidade Ecológica Inclusiva, Oficina “Jardins Suspensos, Flash-Mob “O Planeta está nas nossas mãos”, Exibição do Guimagym, Oficina de Olaria e Teatro de Rua. Para a noite estão agendados os concertos de Maria Quê e Flak, bem como da Farra Fanfarra, que percorrerá diversas artérias do centro da Cidade. Arranca no sábado e prolonga-se até domingo a iniciativa “Ir mais longe de bicicleta”, com um espaço de partilha de experiências para a realização de pequenas reparações nas bicicletas e um recinto de aprendizagem e simulação de percurso em bicicleta, para crianças.
 
O domingo, 22, é preenchido, entre outros, com o Mercado de 2ª Mão, apenas da parte da manhã no Largo Condessa do Juncal, aula de Pilates, um Passeio de bicicleta em família, com percurso pela Ecovia e passagem por algumas escolas, com o intuito de juntar as famílias, com saída da Alameda São Dâmaso. Do programa fazem ainda parte um Workshop de Arte e uma ação de limpeza de pontas de cigarros. Para o final da tarde os concertos que encerrarão o evento, de Senza e Minta & The Brook Trout.
 
Na Alameda de São Dâmaso estarão ao longo dos três dias, com várias atividades, a Junta de Núcleo de Guimarães do Corpo Nacional de Escutas, bem como a CERCIGUI, Cruz Vermelha, Vimagua, Bloomwall, CP Kids e Centro Ciência Viva de Guimarães. Haverá ainda stands com várias instituições e empresas, zona de alimentação e uma exposição intitulada “Guimarães + Verde”, obra dos alunos do Jardim de Infância da Escola de Donim.
 
O programa completo pode ser consultado na página oficial do evento em www.greenweek.pt.
 
A Green Week Guimarães, que pretende destacar a importância da sustentabilidade ambiental, é uma organização conjunta do Município de Guimarães, Laboratório da Paisagem, Vitrus, Vimágua e conta com o apoio da EDP Distribuição.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.