Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Guimarães celebra Dia Um de Portugal
TAP: Carlos Oliveira vai ser o novo presidente do Conselho de Administração

Guimarães celebra Dia Um de Portugal

Lovers & Lollypops celebra 20 anos com festa nas piscinas de Barcelos em Setembro

Guimarães celebra Dia Um de Portugal

Vale do Ave

2025-06-21 às 06h00

Libânia Pereira Libânia Pereira

O programa oficial das comemorações do 24 de Junho, data que assinala o Dia Um de Portugal e evoca a Batalha de São Mamede, arranca hoje e prolonga-se até terça com um conjunto de inaugurações. O culminar será a Sessão Solene no dia 24.

Citação

Entre os dias 21 e 24 de Junho, Guimarães celebra o Dia Um de Portugal e evoca a Batalha de São Mamede, ocorrida em 1128. O programa das celebrações prevê um conjunto de inaugurações de equipamentos e espaços públicos em diversas freguesias, culminando com a Sessão Solene evocativa do 24 de Junho de 1128, no Campo de São Mamede.
O programa tem início no dia de hoje com diversas inaugurações na freguesia de Ponte, incluindo o novo Parque Canino, a Ligação dos Parques de Lazer através da Ecovia do Ave, o Campo de Futebol de Praia e o Parque de Lazer da Ínsua. Pelas 17 horas, será inaugurado o Campo de Jogos de Castelões.

Entretanto, amanhã a agenda prossegue às 10.30 horas, com a inauguração do Parque de Lazer de Airão São João, continua às 15.30 horas, em Candoso São Martinho, com a inauguração do Memorial da Batalha de S. Mamede, na Rotunda do Reboto e, pelas 17 horas, inaugura-se o Parque de Lazer de Corvite e do Centro Comunitário Sebastião Martins.
As comemorações culminam na terça-feira, dia 24 de Junho, com um conjunto de momentos simbólicos e institucionais. Destaque para as Cerimónias Comemorativas do 897.º Aniversário da Batalha de São Mamede pelo Exército Português, junto à Estátua de D. Afonso Henriques - Rua Conde D. Henrique, às 18.30 horas, e para a Sessão Solene evocativa do 24 de Junho de 1128, no Campo de São Mamede, às 21.30 horas.

Município reforça medidas de acessibilidade na edição de 2025

No sentido de tornar a Feira Afonsina um evento mais inclusivo e acessível para todos, o Município de Guimarães deu início a um processo de melhoria das condições de acessibilidade ao evento, “para que mais pessoas possam participar e desfrutar desta recriação histórica de forma plena”.
Com uma previsão de forte afluência de público, a câmara preparou um conjunto de medidas para facilitar o acesso e a permanência de pessoas com mobilidade condicionada ou necessidades específicas no recinto da Feira Afonsina. Entre as medidas destacam-se: lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade condicionada que apresentem dístico de pessoa com deficiência, em várias zonas centrais da cidade; casas de banho adaptadas em três pontos estratégicos; as áreas temáticas da Feira estão assinaladas com pictogramas, facilitando a comunicação através de símbolos visuais, tornando a informação mais acessível; foram definidos períodos de menor estimulação sensorial para pessoas com hipersensibilidade. Estes períodos decorrem nos dias 21, 22 e 24, das 12 às 14 horas, e no dia 23 de Junho, das 18 às 19 horas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho