Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Guia é “esforço singular” para apoiar sectores do turismo e dos serviços
‘Março com Sabores do Mar’ com exposição em Esposende

Guia é “esforço singular” para apoiar sectores do turismo e dos serviços

Vila Praia de Âncora assinala centenário

Guia é “esforço singular” para apoiar  sectores do turismo e dos serviços

Economia

2020-11-18 às 06h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

‘Um Caminho de Futuro’ é o novo guia, em formato comic, do Caminho de Santiago. Publicado pelo Eixo Atlântico, este guia é um “esforço” singular para apoiar o turismo e o sector dos serviços. Para o ano, será publicado um guia sobre termalismo.

Citação

‘Um Caminho de Futuro’ é a nova publicação realizada pelo Eixo Atlântico. Trata-se de um Guia do Caminho de Santiago muito visual, realizada em formato comic pelos cartoonistas Norberto Fernandez e Daniel Docampo. “Fizemos um esforço singular para apoiar o turismo e o sector dos serviços nesta fase de pandemia”, assumiu o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao, adiantando que no próximo ano, a associação vai publicar outro guia dedicado ao Termalismo.
Fazer algo “inovador” já estava em agenda, mas com a pandemia a “estratégia” do Eixo Atlântico foi reforçada. “Decidimos fazer um esforço adicional na difusão do guia, aumentando o número de exemplares e a divulgação nos órgãos de comunicação social, nos aeroportos e até nas câmaras municipais”, justificou o secretário-geral, admitindo a urgência de apoiar os sectores ligados ao turismo, desde a restauração até à hotelaria.
O guia percorre vários Caminhos a Santiago: Caminho Inglês, do Norte, Primitivo, Francês, de Inverno, do Sudeste/Via da Prata, Português Interior, de ‘Geira e dos Arrieiros’, Português Central, Variante de Braga, de Torres, Português pela Costa, Mar de Arousa y Fisterra- Muxía e será uma das prendas que o ‘Correio do Minho’ tem para oferecer aos seus leitores no próximo mês.
“Estes caminhos atravessam as 35 cidades e a província de Lugo que fazem parte do Eixo Atlântico”, informou Xoan Mao, adiantando que foram publicados 74 mil exemplares em quatro idiomas: castelhano, galego, português e inglês.

No guia, acrescentou o secretário-geral, estão presentes os Caminhos de Santiago que estão certificados. “Os nossos especialistas e peritos indicaram que estes Caminhos estão reconhecidos e certificados, por isso, estão presentes no guia”, esclareceu Xoan Mao, referindo que “a publicação tem por base elementos rigorosos que são aportados por peritos aos quais são pedidos pareceres”.
O Caminho de Santiago é, ainda nas palavras de Xoan Mao, “uma oportunidade” para conhecer a imensa riqueza cultural, histórica e patrimonial das cidades do Eixo Atlântico e todas as vilas e lugares pelos quais passa o Caminho.

O Caminho de Santiago foi considerado, nas suas diversas rotas, o primeiro Itinerário Cultural Europeu e galardoado como Património da Humanidade pela Unesco no caso do Caminho Francês, galardão alargado ao Caminho do Norte e ao Primitivo. O Eixo Atlântico mantém o empenho para que se possa conseguir o mesmo reconhecimento para o Caminho Português.
Entretanto, um dos Caminhos que o guia faz referência é o da ‘Geira e dos Arrieiros’, incluindo o seu troço por Berán, seguindo o traçado apresentado pela Associação do Caminho Jacobeu Minhoto Ribeiro, em Braga, em 2017.
Carlos de Barreira da Associação Codeseda Viva agradeceu o “contributo” que vai ajudar a “difundir e a promover este Caminho para cada vez mais peregrinos o percorrem, mas também as cidades se animarem a marcar e a sinalizar este caminho”, sublinhou. Ainda em declarações ao Correio do Minho, o responsável da associação lembrou que já têm o apoio das autarquias de Braga, Amares e Terras de Bouro, esperando o apoio de mais cidades.
O Caminho da Geira e dos Arrieiros foi reconhecido pela Igreja em Março de 2019, quando o delegado de peregrinações do cabido da Catedral de Santiago assinou um certificado onde refere que o traçado cumpre “as condições de outros caminhos de peregrinação” e, por isso, “concede a Compostela” a quem o percorrer.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho