Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Grupo Folclórico de Figueiredo promoveu arraial no Parque da Ribeira dos Prados
Escolas de Braga distinguidas com o selo ‘Amiga da Criança’

Grupo Folclórico de Figueiredo promoveu arraial no Parque da Ribeira dos Prados

Viana do Castelo celebrou Dia do Porto de Mar

Grupo Folclórico de Figueiredo promoveu arraial no Parque da Ribeira dos Prados

Braga

2019-05-14 às 09h11

Redacção Redacção

A animação foi uma constante no primeiro arraial minhoto que o Grupo Folclórico A. C. R. Hélios de Figueiredo promoveu no passado sábado levando centenas ao Parque da Ribeira dos Prados. O grupo encontra-se a celebrar os 35 anos de actividade.

O Parque de Lazer da Ribeira dos Prados, em Figueiredo, serviu de palco ao primeiro arraial do Grupo Folclórico A. C. R. Hélios de Figuiredo no passado sábado, convidando centenas a participar de uma grande festa popular minhota com direito a ‘comes e bebes’, folclore e muita animação.
A celebrar os 35 anos de actividade, o Grupo Folclório A. C. R. Hélios de Figueiredo organizou e promoveu este primeiro arraial com o objectivo de angariar algumas receitas para as suas actividades e promover também divertimento à população de Figueiredo, assim explicou ao jornal Correio do Minho, o presidente do grupo folclórico, Carlos Ferreira. Além dos almoços e jantares servidos no Parque de Lazer da Ribeira dos Prados, o Grupo Folclórico A. C. R. Hélios de Figueiredo recurperou também algumas receitas tradicionais que confeccionou na hora como a broa e a bola de carne em forno a lenha - produtos que esgotaram completamente. “Sentimos que as pessoas gostam muito de tudo o que é tradicional e que nós, enquanto grupo folclórico, que divulga as tradições e cultura popular do Baixo Minho de épocas ancestrais, também nos empenhamos em preservar”, assinalou o presidente do grupo Carlos Ferreira.

Pelo recinto festivo passaram também o vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques, a vereadora da Cultura, Lídia Brás Dias, o vereador da Gestão do Espaço Público, João Rodrigues e o presidente da Junta de Freguesia de Figueiredo, Marco Oliveira.
Pelo palco de festas passou o Grupo Regional Danças e Cantares da Gafanha do Carmo (Aveiro) e o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lomar (Braga), animando o recinto ao som dos ritmos do folclore. A animação contou também com a realização de inúmeros jogos tradicionais.
O Grupo Folclórico Hélios de Figueiredo está, neste momento, a preparar o próximo Festival de Folclore, que vai ter lugar entre os dias 12 e 14 de Julho e que vai contar com a participação de cinco grupos folclóricos de todo o país e não só. “Gostaríamos de ter um museu onde pudéssemos colocar todo o nosso espólio”, avançou Carlos Ferreira, indicando que esse é um dos projectos futuros que o grupo sonha em um dia poder concretizar.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.