Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Grupo da UMinho leva folclore do Baixo Minho ao Sul de Itália
Parapentes ao ar na estreia do Europeu em Montalegre

Grupo da UMinho leva folclore do Baixo Minho ao Sul de Itália

Criança diagnosticada com meningite em Guimarães

Ensino

2018-04-16 às 10h11

Redacção

A comemorar 25 anos o Grupo Folclórico da Universidade do Minho esteve nas cidades de Nápoles, Matera e Potenza, onde divulgou o trajar, as sonoridades e das danças do Baixo Minho.

O Grupo Folclórico da Universidade do Minho (GFUM) levou o trajar e as sonoridades do Baixo Minho até ao Sul de Itália, no âmbito de um intercâmbio cultural.
Nápoles, Matera e Potenza foram as três cidades por onde passou o GAFUM, com os seus elementos a serem recebidos pelas autarquias locais.
Além de actuar, manteve também contacto com várias associações numa formação sob o tema Tradição e Natureza.
Despertando as atenções para as práticas ambientalistas, este intercâmbio possibilitou um conjunto de iniciativas em que se conjugaram esforços e se definiram estratégias para um trabalho sustentável sobre o tema que os acompanhou ao longo desta semana, refere o GAFUM em comunicado.

O destaque desta passagem pelo Sul de Itália vai para a recepção oficial em Matera, cidade escolhida para Capital Europeia da Cultura no próximo ano, 2019.
Desta forma, o grupo folclórico conheceu alguns dos projectos a implementar nesta cidade, com tempo para apresentar vários aspectos culturais da cidade de Braga e das tradições do Baixo Minho.
Recorde-se que o GAFUM está a comemorar os seus 25 anos com um programa especial que contempla 25 eventos.
Em preparação está já o sétimo momento de celebração, que vai acontecer no próximo dia 28 de Abril. O GAFUM realizará o Encontro de Amigos Folcloristas, no Parque da Ponte, reunindo várias centenas de ele- mentos de grupos folclóricos de diferentes regiões do país para um dia dedicado à dança e ao convívio entre participantes.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.