Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Grupo Casais reconhecido com prémio nacional
Victória Silva é a grande vencedora do Concurso de Quadras de S. João

Grupo Casais reconhecido com prémio nacional

Beatriz, Matilde e Benjamim vencedores do concurso ‘O Meu S. João é o de Braga’

Grupo Casais reconhecido com prémio nacional

Economia

2024-05-19 às 06h00

Redacção Redacção

Projecto da reabilitação do tabuleiro da Ponte D.?Luiz I, venceu na categoria de Melhor Reabilitação Estrutural.

Citação

O Grupo Casais foi distinguido com o Prémio Nacional da Reabilitação Urbana pela candidatura da execução do projecto de obra pública “Reabilitação do Tabuleiro Inferior da Ponte Luiz I sobre o Rio Douro”, na categoria de Melhor Reabilitação Estrutural.
Esta intervenção consistiu no reforço da estrutura metálica existente e na construção de um tabuleiro em betão armado aligeirado, assente em caringas e longarinas metálicas que forma integralmente substituídas.
A componente arquitetónica característica da Ponte Luiz I foi um factor fundamental neste projecto, tendo sido preservada tanto forma e composição dos passeios como os gradeamentos, que foram mantidos, tendo sido apenas reforçados.
Os candeeiros, em ferro fundido, que existiram em tempos, foram repostos na sua totalidade, mantendo o valor estético do património que outrora representou a Ponte Luiz I.
Em termos de funcionamento mecânico da ponte também existiu intervenção, uma vez que foram requalificados os quatros aparelhos de apoio, correntes nas construções de pontes metálicas da época, tendo sido mantidas as dimensões e caracteristicas dos materiais inicialmente utilizados.
Foi realizada a inclusão de um aparelho oleodinâmico no encontro com o tabuleiro, que tem como principal intuito amortecer os efeitos oscilantes causados pelos transeuntes que fazem a travessia entre o Porto e Gaia, tanto no tabuleiro inferior como no tabuleiro superior.
Na sua 12.ª edição, o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana procurou distinguir as intervenções urbanas que, com múltiplas valências, ofereceram maior valia para a sociedade, analisando factores como o contributo para a qualificação das cidades e o seu impacto na comunidade.
O sucesso medido pela aceitação do mercado, o impacto e valor social e a capacidade de induzir a mudança no tecido urbano.
Este reconhecimento distingue os projectos que privilegiam o restauro do património e as obras com maior inovação na reabilitação estrutural.
“Esta é uma intervenção que nos deixa muito orgulhosos, pois a ponte Luiz I é um dos maiores ícones da cidade e tem tido um impacto muito significativo no desenvolvimento da actividade turística destas cidades e na actividade económica. Foi muito importante a utilização de técnicas de boa qualidade”, afirmou o CEO do Grupo Casais, António Carlos Rodrigues.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho