Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Grande Prémio de Literatura dst celebra 25 anos com 25 mil euros
Montalegre-Limianos em risco devido à neve

Grande Prémio de Literatura dst celebra 25 anos com 25 mil euros

Agro de 2025 já tem data e realiza-se de 3 a 6 de abril

Grande Prémio de Literatura dst celebra 25 anos com 25 mil euros

Economia

2020-01-25 às 10h14

Redacção Redacção

Grupo empresarial liderado por José Teixeira assinala as bodas de prata do Grande Prémio de Literatura dst com um prémio que, este ano, ascenderá a 25 mil euros.

Citação

Estão abertas, até 1 de Março, as inscrições para a edição deste do Grande Prémio de Literatura dst, que celebra as bodas de prata com a atribuição de 25 mil euros.
Instituído pelo dstgroup, este prémio cedo se afirmou como um dos mais importantes no panorama cultural português, enquanto promotor da língua e dos autores portugueses de obras.

O prémio, que rotativamente distingue o melhor da literatura nacional, ora em poesia ora em prosa, homenageia nesta edição comemorativa a criação poética de autores portugueses nascidos e residentes em território nacional.
O Grande Prémio de Literatura dst contará uma vez mais com os elementos do júri, Vítor Manuel de Aguiar e Silva a presidir, José Manuel Mendes e Carlos Mendes de Sousa, personalidades de reconhecido mérito que, ao longo de mais de duas décadas, têm assumido o desígnio de seleccionar as obras vencedoras do prémio literário criado pelo dstgroup, um dos mais dinâmicos promotores da arte e da cultura em Portugal da actualidade.

Em comunicado, a dst explica que as cinco obras finalistas serão seleccionadas até 1 de Maio e o prémio será entregue a 3 de Julho, numa cerimónia no Theatro Circo, no âmbito da programação da Feira do Livro de Braga, que conta novamente com o mecenato do dstgroup.
O Grande Prémio de Literatura dst nasceu com o objectivo de premiar obras originais, em dois géneros literários, escritas em português por autores portugueses, contribuindo assim para a promoção e valorização das literaturas de língua portuguesa.

Ao longo de 25 anos, o prémio, no valor de 15 mil euros, cresceu em notoriedade, afirmando-se como um dos mais reconhecidos em Portugal, e também em número de participantes, o que denota o interesse e o prestígio que tem gerado junto da comunidade de autores e do sector. A aposta na divulgação da língua, da literatura portuguesa e dos seus autores e na promoção dos hábitos de leitura continuará a ser um dos principais desígnios deste prémio, que distinguiu já autores como Luísa Costa Gomes, Manuel Alegre, Mário Cláudio, Daniel Jonas e Lídia Jorge.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho