Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Governo atribui à Universidade do Minho a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo
Esposende promove Festival do Teatro de Rua de 23 a 25 de agosto

Governo atribui à Universidade do Minho a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo

Cinco detidos pela GNR em festival

Governo atribui à Universidade do Minho  a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo

Desporto

2019-07-23 às 14h20

Redacção Redacção

Condecoração acontece hoje, na cerimónia de encerramento do Campeonato Europeu Universitário de Futsal, em Braga. A medalha será entregue ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, no Complexo Desportivo do campus de Gualtar.

A Universidade do Minho vai receber, hoje, a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo, condecoração atribuída pelo ministro Tiago Brandão Rodrigues.

A medalha será entregue pelos serviços prestados pela instituição em prol do desporto universitário. O momento da condecoração acontece a partir das 20.30 horas, no Complexo Desportivo do campus de Gualtar, e será integrada na cerimónia de encerramento do Campeonato Europeu Universitário de Futsal, competição que envolveu, ao longo da última semana, 28 equipas provenientes de 12 países.

Segundo o Ministério, a UMinho tem, ao longo dos anos, concedido ao desporto um papel predominante na sua missão. Para isso muito contribuiu a parceria entre os Serviços de Acção Social e a Associação Académica da UMinho, um trabalho conjunto que tem sido fundamental, ao longos das duas últimas décadas, para a promoção da atividade desportiva na comunidade académica, a obtenção de resultados de excelência na competição universitária, a organização de grandes eventos nacionais e internacionais e a criação de uma cultura desportiva como parte imprescindível de um modelo de educação integral dos estudantes.

Esse trabalho tem contribuído para a afirmação da UMinho a nível europeu e mundial, bem como para o desenvolvimento do desporto universitário em Portugal. Prova disso são os 13 eventos internacionais organizados nos últimos 20 anos - em 2021, será a vez de Guimarães receber o Campeonato Europeu Universitário de Voleibol - e as mais de 660 medalhas nacionais e 37 internacionais conquistadas nos últimos cinco anos.
Além disso, a UMinho foi pioneira na regulamentação do Estatuto de Estudante Atleta, contribuindo para que inúmeros estudantes conciliassem a atividade desportiva universitária e de alto rendimento com o seu percurso académico.

Recorde-se que a UMinho foi distinguida em 2013 como a Melhor Universidade Europeia em Desporto Universitário e em 2017 como a Universidade Europeia Mais Ativa pela Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA).

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.