Correio do Minho

Braga,

- +
Gonçalo Pires: no palco dos sonhos com Braga no coração
UMinho: matrículas para os novos alunos serão exclusivamente online

Gonçalo Pires: no palco dos sonhos com Braga no coração

Autarcas de Cerveira e Tomiño plantaram a ‘Árvore da Amizade’

Gonçalo Pires:  no palco dos sonhos com Braga no coração

Braga

2020-06-07 às 10h00

Paula Maia Paula Maia

VIOLONCELISTA disputa hoje a grande final do Got Talent. Um jovem bracarense à procura de um sonho que leva no coração a cidade onde o viu crescer como músico.

O violoncelista Gonçalo Pires disputa hoje a grande final do concurso televisivo Got Talent Portugal.
O bracarense tem sido uma das revelações do programa que o a atirou para as luzes da ribalta.
Não é comum um instrumentista chegar a uma final de um concurso deste género, mas o talento de Gonçalo Pires não passou despercebido a ninguém, nem mesmo ao painel de jurados que lhe auspicia um futuro brilhante. Gonçalo foi o concorrente mais votado na semi-final em que participou, garantindo-lhe o passaporte para a gala dos sonhos que hoje se realiza.
Praticamente desde essa altura que o aluno do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian se tem preparado para voltar a brilhar, embora brilhante tem sido já o seu percurso neste e em outros palcos que tem pisado des- de que iniciou a sua jovem carreira onde já teve oportunidade de estar com os melhores dos melhores.
Gonçalo não esconde que o grande objectivo “é ganhar” e, não menos importante, “desfrutar do momento e possibilitar o que público também que o faça”, diz ao CM o bracarense.
Jorge Ribeiro, o professor da Gulbenkian que tem acompanhado Gonçalo Pires desde muito cedo, tem sido uma peça fundamental neste percurso.
Sem revelar o que escolheu para esta final, o jovem músico diz que o objectivo é “surpreender e fazer uma boa actuação”, revelando que apesar da colaboração do seu professor, a peça que irá apresentar foi uma escolha sua. “Penso que é importante tocar algo de que gostamos e de que possamos desfrutar”, explica.
Sem rastos de vedeta, Gonçalo Pires prefere dizer que esta é uma “prova importante” que certamente deixará boas memórias e que coroa um ciclo muito importante da sua vida, dando lugar a novas perspectivas onde os horizontes serão seguramente alargados. Recorde-se que Gonçalo vai estudar, já no próximo ano lectivo, na Royal Academy of Music, em Londres, uma escola conceituada que lhe dará ferramentas para “viver da música” e pisar os melhores palcos do mundo.
“Nos últimos anos têm surgido muitas oportunidades, com muita coisa para fazer, muitos locais para tocar. Concursos, masterclasses. É muito bom estar em contacto com outros músicos”, diz.
Acreditando que o seu futuro passará sobretudo pelo estrangeiro, o jovem de 18 anos diz que em Portugal já se dá muito “valor” às artes e à música. Isso nota-se não só neste programa, mas também em outas situações. Portugal não fica nada atrás de outros países neste âmbito”.
As palavras de Gonçalo Pores são já de uma claro vencedor porque mesmo que não vença o concurso, colocou literalmente os instrumentistas no lugar que lhes é reservado: o pódio.
“Se conseguir através da minha participação valorizar a música clássica e, concretamente, o violoncelo, sinto-me muito agradecido”, confessa.
Gonçalo entrou para o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian aos 6 anos para iniciar o seu percurso escolar. O violoncelo foi o instrumento de eleição para dar início à sua formação musical. “Tinha de escolher entre o saxofone, violoncelo e bateria. Escolhi o violoncelo. Foi amor à primeira vista. Gostei muito”, confessa o jovem estudante. Gonçalo já foi solista por várias vezes na Orquestra do Conservatório Calouste Gulbenkian, já tocou no Theatro?Circo a solo, assim como em outros eventos conceituados.
. “Tive sempre a sorte de tocar em vários eventos. Acho que é muito importante oferecer música ao público”, continua.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho