Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Gnration reabre portas ao público ao som de muita música e instalações artísticas
Famalicão promove oficina de apoio às candidaturas aos Selos Visão 25

Gnration reabre portas ao público ao som de muita música e instalações artísticas

Moreno orienta conquistadores nas últimas duas jornadas

Gnration reabre portas ao público ao som de muita música e instalações artísticas

Braga

2021-04-12 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Palco maior para artistas e para muito do talento emergente, o espaço gnration reabre as suas portas ao público com uma “programação diversificada” e para todos os gostos, ao som de muita música inovadora e de várias instalações artísticas.

Os artistas estão de volta aos vários palcos do gnration. O espaço cultural bracarense, que se preparara para assinalar brevemente o 8.º aniversário, está também em fase de ‘desconfinamento’ e já reabriu as suas portas aos artistas e ao público, apresentando um programa diversificado até Junho, recheado de novidades como será o concerto de lançamento do novo disco de Marco Franco já no próximo dia 23 e também de alguns reagendamentos como é o caso do espectáculo dos ‘Chão Maior’ no dia 30 deste mês.
As expectativas são altas e, por isso, o director artístico do gnration, Luís Fernandes, convida a comunidade a visitar o espaço e usufruir de toda a actividade cultural que ali se vai viver durante os próximos três meses com concertos, exposições, instalações, conversas, cinema e actividades de serviço educativo.

“A programação do gnration procura sempre reflectir diversidade dentro de uma coesão que, para nós, é fundamental”, assinala o responsável cultural, apontando para os vários espectáculos musicais muito diversos em termos de estilo que estão programados e para as inúmeras exposições e instalações artísticas, em que a grande afinidade entre elas é mesmo a “elevada qualidade”, garante.
Além dos concertos de Marco Franco (23 Abril) e de ‘Chão Maior’ (30 Abril), destaque também para os espectáculos já programados do dinamarquês Casper Causen (29 Maio) e da artista norte-americana Kali Malone (19 Junho).
“São todos músicos com abordagens diferentes. Os Casper Clausen mais no domínio da pop, a Kali Malone na música experimental e os ‘Chão Maior’ na música improvisada e jazz”.

“Há alguns espectáculos e conteúdos que foram reagendados neste programa que apresentamos agora ao público, como é o caso do concerto de Kali Malone, e essa também foi uma preocupação nossa pois celebrámos compromissos com vários artistas e entidades que não queremos obviamente defraudar”, indica Luís Fernandes.
Do programa musical previsto, o director artístico do gnration destaca também o espectáculo de estreia da dupla João Pais Filipe e Pedro Melo Alves, que acontece no palco da Blackbox no próximo dia 2 de Junho.
“Este concerto é no fundo o encontro entre dois grandes percussionistas portugueses, João Pais Filipe e Pedro Melo Alves - que foi inclusive um dos últimos vencedores do Prémio de Composição Bernardo Sassetti”, realça Luís Fernandes, destacando que será “algo único” para o público.
Nota ainda para o novo disco dos bracarenses Omie Wise, intitulado ‘Wind and Blue’ - um trabalho musical que a banda vai dar a conhecer ao público num espectáculo no gnration agendado para o dia 9 de Junho.

Artistas convocados a candidatarem-se aos Laboratórios de Verão’ 2021

Palco maior para os artistas emergentes da região de Braga, o espaço gnration volta a abrir as suas portas para os ‘Laboratórios de Verão’, dando oportunidade a quatro novos criadores de ali expor o seu trabalho ao público. O desafio já está lançado e até ao próximo dia 2 de Maio, artistas ou colectividades residentes ou naturais do distrito de Braga podem apresentar as suas candidaturas nas mais variadas áreas artísticas e habilitar-se a ser um dos quatro projectos seleccionados, que terão um prémio financeiro de 1500 euros e a oportunidade de mostrar a sua arte e talento numa exposição ao público.

Os ‘Laboratórios de Verão’, que na edição do ano passado foi uma iniciativa reforçada em termos de financiamento, apoiando oito projectos no total como forma de incentivo às artes e aos artistas, regressa este ano ao formato usual. “Serão quatro projectos que este ano serão apoia- dos e decidimos também abrir o concurso um pouco mais cedo precisamente para dar a possibilidade aos artistas e criadores de preparar candidaturas sólidas e válidas e com a antecipação necessária”, indica Luís Fernandes, director artístico do gnration.
“A edição do ano passado foi aquela em que tivemos mais candidaturas. Ao todo foram cerca de 50 e ficámos, de facto, muito felizes. Este ano esperamos que continue a haver interesse em concorrer a este projecto, que é desenvolvido nos moldes de uma ‘residência artística’ e que o gnration dá todo o apoio logístico”, frisou. “Esperamos que este ano possamos acolher também muitos candidatos”.

Exposições e conversas várias para cativar o público

Depois de ter reaberto portas com com a instalação ‘The Stage is (a)Live’ de Joana Chicau e do Renick Bell, o espaço gnration convida o público a usufruir de outras mostras que estarão patentes nos próximos tempos como a exposição ‘Invasor Abstracto#3’ do colectivo OSSO, já a partir do próximo dia 17. Para ver na galeria gnration.
“Trata-se de um conjunto de artistas muito diverso que vai ocupar uma parte não só da galeria do gnration, mas também alguns espaços de ocupação pública do edifício como o pátio interior”, aponta Luís Fernandes, director artístico do espaço cultural bracarense.
O responsável destaca a exposição da Salomé Lamas, intitulada ‘Gaia’, que foi desenvolvida no âmbito do programa ‘Scale Travels’, que relaciona arte e nanotecnologia, e é uma parceria com o INL, para visionar na galeria INL até dia 29 de Maio.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho