Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
gnration celebra oitavo aniversário com programa de três dias
Marco Torres é aposta para o futuro

gnration celebra oitavo aniversário com programa de três dias

Festival Internacional de Órgão com concerto de verão em Famalicão

gnration celebra oitavo aniversário com programa de três dias

Braga

2021-05-06 às 17h12

Redacção Redacção

O programa online, o gnration convidou artistas com práticas distintas para levarem a cabo a direcção de arte de um conjunto de quatro performances por músicos nacionais, filmadas à porta fechada em diferentes locais do edifício do gnration: Ermo com Jonathan Uliel Saldanha, João Pais Filipe e Pedro Melo Alves com Rodrigo Areias, Gala Drop com Sara Graça, e Susana Santos Silva com Inês D’Orey.

Neste mês de Maio, o gnration celebra oito anos de existência. Apesar da situação actual impedir a habitual celebração com o ´gnration open day´, o gnration comemora o seu aniversário com um programa híbrido, dividindo-se entre o espaço físico e o online, que se desenrolará ao longo de três dias, entre 7 e 9 de Maio. Concertos, performances, conversas, documentários e exposições fazem parte do programa.

No programa presencial, Sexta-feira o guitarrista Tó Trips apresentará Surdina, filme-concerto em colaboração com o cineasta Rodrigo Areias. No Sábado, também no palco da blackbox, Medusa Unit, peça solo de Ricardo Jacinto, aqui na nova versão de um formato ensemble, num colectivo que junta nomes cimeiros da música exploratória nacional (Álvaro Rosso, Nuno Morão, João Almeida, Eleonor Picas, Violeta Azevedo e Yaw Tembe), apresentará um concerto que é parte integrante do projecto expositivo Invasor Abstracto #3, pela OSSO colectivo, em mostra na galeria gnration. No mesmo dia, a OSSO colectivo activará um conjunto de peças que compõem a exposição.

Ainda na componente presencial do programa de celebração, na tarde sábado, Rita Sampaio (Grandfather’s House), Bernardo Barbosa (Ermo) e Márcio Alfama Freitas (Dead Men Talking), todos músicos da cidade de Braga, reúnem-se numa conversa para uma partilha de experiências sobre a participação no programa de apoio à criação artística local Trabalho da Casa. Ainda no programa presencial, na manhã de Sábado, o Circuito – Serviço Educativo da Braga Media Arts promove duas iniciativas ambas intrinsecamente relacionadas com o programa expositivo do gnration: um workshop para crianças sobre a instalação “The Stage is (A)Live”, de Joana Chicau e Renick Bell, apresentada no início do ano gnration, e uma visita orientada a “Gaia”, a nova exposição da cineasta e artista visual Salomé Lamas, presente na galeria INL.

No programa online, o gnration convidou artistas com práticas distintas para levarem a cabo a direcção de arte de um conjunto de quatro performances por músicos nacionais, filmadas à porta fechada em diferentes locais do edifício do gnration: Ermo com Jonathan Uliel Saldanha, João Pais Filipe e Pedro Melo Alves com Rodrigo Areias, Gala Drop com Sara Graça, e Susana Santos Silva com Inês D’Orey.

Também para o online, o gnration dará a conhecer mais um pouco sobre seus diversos pontos cardeais: a sua aposta na criação artística local no domínio da música, através de um documentário sobre a iniciativa Trabalho da Casa; o programa expositivo, perfilado nos espaços da galeria INL e galeria gnration, com uma conversa com a cineasta e artista visual Salomé Lamas, conduzida por Justin Jaeckle, programador do festival internacional de cinema Doclisboa, e um documentário que dará a conhecer mais sobre o projecto expositivo Invasor Abstracto da OSSO colectivo; por último, foca ainda um alicerce fundamental na comunicação do gnration: a identidade gráfica, criada pelo Studio Dobra e que vigora desde 2014, através de um documentário que retrata a matéria gráfica como transposição visual da personalidade do programa artístico.



À excepção do filme-concerto de Tó Trips, todo o restante programa é gratuito



Programa



Sexta [gnration e online]

21:00 · Documentário - invasor abstrato #3 · online

21:00 · Música / cinema - surdina, por Tó Trips e Rodrigo Areias · blackbox

Sábado [gnration e online]

10:00 / 11:00 / 12:00 · Visita guiada · link — visita orientada: gaia, de Salomé Lamas

10:00 / 14:00 · Workshop · link — fora da caixa: the stage is (a)live, de Joana Chicau e Renick Bell · sala de formação

15:00 > 17:00 · Música / performance - invasor abstrato #3 · vários locais

17:00 · Conversa - sobre o trabalho da casa · sala multiusos

18:00 · Música - invasor abstrato #3: medusa unit · blackbox

21:00 · Documentário - studio dobra x gnration · online

22:00 · Música - ermo x Jonathan Uliel Saldanha · online

Domingo [online]

15:00 · Música - João Pais Filipe + pedro melo alves x rodrigo areias · online

16:00 · Conversa – scale travels: Salomé Lamas e Justin Jaeckle · online

17:00 · Música - Susana Santos Silva x inês d'orey · online

18:00 · Documentário - 5 anos de trabalho da casa · online

19:00 · Música - gala drop x Sara Graça · online

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho