Correio do Minho

Braga, quarta-feira

GNR sensibiliza para limpeza de terrenos
Trio armado roubou encomendas postais

GNR sensibiliza para limpeza de terrenos

Município de Esposende reabilita ribeiras do litoral

Braga

2018-02-19 às 19h19

Miguel Viana

SEPNA deu a conhecer os procedimentos a fazer para os proprietários limparem os terrenos florestais até 16 de Março.

A GNR, através do Serviço de Protecção e Ambiente (SEPNA), sensibilizou ontem a população de Sobreposta para a necessidade de manter os terrenos florestais limpos.
Tratou-se da primeira de três acções realizadas pelo município de Braga, em parceria com a GNR, que tem como tema Incêndios - Juntos na Protecção. O objectivo, explicou Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga e vereador da Protecção Civil, é envolver toda a gente na defesa da floresta. Uma mensagem que está a ser bem acolhida.
Uma boa parte da população compreende e procede às exigências que estão determinadas para a defesa e asseio das florestas, mas há uma parte significativa que ignora ou desconhece que é proprietário de terrenos. A questão do registo cadastral da floresta é importantíssima, realçou Firmino Marques.

O vice-presidente da autarquia bracarense considera que este tipo de iniciativas ajuda o trabalho das entidades da Protecção Civil que estão no terreno (GNR, PSP, sapadores florestais).
Firmino Marques lamentou ainda a existência de legislação confusa. Vai ter que se fazer um dicionário para saber o que está, efectivamente, em vigor, afirmou Firmino Marques.
A presidente da Junta de Freguesia de Sobreposta, Elisabete Silva, realçou também a falta de legislação. Em boa hora veio esta acção de sensibilização, porque se a legislação ainda está a ser feita, nós também não temos muito conhecimento para dizer às pessoas o que vai ser feito, disse Elisabete Silva.
Além da data limite de limpeza dos terrenos (16 de Março), os proprietários ficaram também a par dos procedimentos de limpeza, das entidades a contactar e das coimas que podem vir a ser aplicadas em caso de desrespeito pela lei.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.