Correio do Minho

Braga, quinta-feira

GNR leva conselhos aos idosos contra o frio
Ricardo Rio assume presidência da InvestBraga

GNR leva conselhos aos idosos contra o frio

‘School Bus’ regista adesão de cerca de 400 alunos

Casos do Dia

2018-02-06 às 16h51

Teresa M. Costa

Vaga de frio leva a GNR a intensificar os contactos com a população mais idosa. Militares das Secções de Programas Especiais levam conselhos sobre como os idosos se devem proteger das temperaturas baixas e alguns cuidados a ter nas habitações.

Face à vaga de frio que invade o país por estes dias, a GNR está a direccionar um apoio especial para a população mais idosa, reforçando alguns conselhos.
A GNR reforça, assim, as acções de vigilância aos mais de 45 mil idosos que tem identificados a viver sozinhos e/ou isolados com o objectivo de aconselhar esta população para as baixas temperaturas.
Os cerca de 400 militares afectos diariamente a esta população mais vulnerável, através das Secções de Programas Especiais, vão direccionar o patrulhamento para as suas residências, de modo a transmitir aos idosos alguns conselhos.

Evitar dormir/descansar próximo dos equipamentos de aquecimento é um dos alertas que a GNR vai deixar aos idosos que são, ainda aconselhados, a proteger devidamente a lareira para que esta não se torne um foco de incêndio.
Se utilizar lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos a gás mantenha a correcta ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases prejudiciais à saúde, lembra a GNR em comunicado.
Afastar os aquecedores de móveis e não abandonar velas acesas ou mal apagadas são outras recomendações, a par de não secar a roupa nos aquecedores.

Para evitar sobrecargas, não deve ligar demasiados aparelhos na mesma tomada, principalmente os de elevado consumo.
Na protecção de cada um, os conselhos são no sentido de usar várias camadas de roupa, em vez de uma única muito grossa e não usar roupas demasiado justas.
Em termos de alimentação, deve ser dada preferência a sopas e bebidas quentes, evitando as bebidas alcoólicas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.