Correio do Minho

Braga,

‘Gestão de Stress’ na escola em programa da Team4school
Prémios enaltecem mérito de alunos das escolas da Póvoa de Lanhoso

‘Gestão de Stress’ na escola em programa da Team4school

Rui Santos, Miguel Costa, ‘Sérgio Mirra’, Ruben Palmeira e Rui Pereira pisam o palco do festival de S. João

As Nossas Escolas

2019-04-08 às 12h44

Redacção

A Team4School, equipa multidisciplinar do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso, encontra-se a dinamizar o programa de Promoção de Experiências Positivas para Crianças e Jovens – PEP-CJ, desde Janeiro do ano corrente.

A Team4School, equipa multidisciplinar do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso, encontra-se a dinamizar o programa de Promoção de Experiências Positivas para Crianças e Jovens – PEP-CJ, desde Janeiro do ano corrente. Trata-se de um programa investigação-acção, cujo tratamento de dados é da responsabilidade da Escola de Psicologia da Universidade do Minho.

Esta acção emerge como resposta às necessidades do Agrupamento, principalmente às que envolvem aspectos comportamentais e as necessidades de promoção de competências auto regulatórias dos alunos e das alunas. A implementação do PEP-CJ promove as competências socio emocionais, comumente denominadas competências de vida.
A dinamização das sessões acontece junto de cerca de 40 alunos/as do 4.º ano de escolaridade da Escola Básica Integrada do Ave, às quintas-feiras, em horário reservado às actividades extracurriculares. Estas sessões consistem na aplicação das atividades estipuladas pelo programa, que visam trabalhar os temas de cada módulo, recorrendo a memórias e situações reais vividas pelos alunos e pelas alunas. A partilha das experiências é fundamental uma vez que prepara estes/as jovens para situações diferentes. As crianças usufruem também de sessões de relaxamento. O objectivo destas últimas é que adquiram ferramentas necessárias para lidarem com as emoções e sentimentos em situações do dia-a-dia.

No final do módulo ‘Gestão de Stress’ a equipa responsável delineou que fossem desenvolvidas ações de expressão corporal das emoções para que os/as estudantes possuam não só o conhecimento teórico, mas também para que reconheçam, em si e nos outros e nas outras, os diferentes estados e apliquem as técnicas que lhes permitem melhorar os seus relacionamentos.
Terminada a aplicação do primeiro módulo deste programa, os/as alunos/as puderam avaliar o mesmo, sendo essa avaliação positiva e perceptível de melhoria das competências trabalhadas.
De seguida, será dada continuidade ao programa através dos módulos: Trabalho em Equipa, Cooperação, Empatia; Gestão do Tempo; Resolução de Problemas; e Motivação e Comunicação.
Desta forma, prevê-se que a aplicação deste programa, que é nesta fase experimental, possa ser alargada.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.