Animação natalícia fomenta dinâmica económica
2014-06-30 às 08h17
O Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho acolhe hoje, a partir das15 horas, a mesa redonda ‘Riscos e Protecção Civil’. O objectivo é reflectir a actuação das organizações que se situam na primeira linha da prevenção e gestão de situações de risco.
O Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho acolhe hoje, a partir das15 horas, a mesa redonda ‘Riscos e Protecção Civil’. O objectivo é reflectir a actuação das organizações que se situam na primeira linha da prevenção e gestão de situações de risco.
A iniciativa conta com intervenções de José Oliveira, director nacional de Planeamento de Emergência da Autoridade Nacional de Protecção Civil; Luciano Lourenço, presidente da Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança e professor de Geografia da Universidade de Coimbra; António Rui Gomes, especialista em stress ocupacional e professor de Psicologia da UMinho; e Alfredo Maia, presidente do Sindicato dos Jornalistas e repórter experiente em situações de protecção civil. A moderação está a cargo de João Monteiro, presidente da Escola de Engenharia da UMinho.
Pelas 17 horas é apresentado o livro ‘Prevenir, Socorrer, Comunicar’, de Gisela Oliveira, jornalista e ex-assessora de imprensa da Autoridade Nacional de Protecção Civil. Trata-se de um manual de acção para instituições, empresas e jornalistas, abordando práticas comunicativas em situações de risco e de crise.
No início da época mais crítica dos incêndios florestais - contabilizando ainda os estragos das intempéries do inverno e os registos de actividade sísmica a nível nacional -, as ameaças e a cobertura mediática exigem abordagens integradas e sistemas de informação mais fortes e credíveis. Para conhecer melhor os modos institucionalizados de protecção das populações, a conversa é conduzida de forma a dar também atenção à comunicação em situações de risco e crise.
O evento é da responsabilidade do Instituto de Ciências Sociais e da Escola de Engenharia da UMinho, numa organização que agrega quatro centros de investigação: Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CGOT), Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), Centro do Território, Ambiente e Construção (CTAC) e Centro de Gestão Industrial e da Tecnologia (CGIT).
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário