Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Geração de riqueza da eurorregião deve ser transformada em valor
Turismo e Desporto nas V Jornadas de Turismo do Politécnico de Viana do Castelo

Geração de riqueza da eurorregião deve ser transformada em valor

Fama fez história e ergueu a Taça

Geração de riqueza da eurorregião deve ser transformada em valor

Braga

2021-05-26 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte elogia Estratégia de Especialização Inteligente concertada com a Galiza.

Citação

“Mais do que nunca, importa converter o potencial de geração de riqueza da eurorregião em criação de valor, emprego de qualidade e desenvolvimento de melhores condições de vida para as populações”, defendeu ontem o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, no Fórum RIS3T - Estratégia de Especialização Inteligente Transfronteiriça Galiza-Norte de Portugal.
Aquele responsável considerou que a RIS3T, a primeira a nível da União Europeia, “é um exemplo de cooperação mais importante do que nunca”, numa altura em que é preciso dar resposta à fase pós pandemia.
Beraldino Pinto, vice-presidente da CCDR-N, apontou também a RIS3T como “uma boa prática reconhecida pela Comissão Europeia” ao nível da “cooperação transnacional no âmbito da especialização inteligente”, ideia igualmente sublinhada pela secretária de Estado da Valorização do Interior,?Isabel Ferreira. No encerramento do Fórum, a governante afirmou que a eurorregião Norte de Portugal-Galiza serve de “inspiração” e “exemplo” para outros territórios.
“A eurorregião ascendeu já ao nível superior da internacionalização das estratégias de especialização inteligente, com um reconhecimento da Comissão Europeia como uma excelente prática de cooperação transacional”, disse, revelando que no próximo programa europeu Interreg, fonte de financiamento da RIS3T, estão assegurados 8,05 mil milhões de euros para a totalidade dos estados-membros da União Europeia.
António Cunha revelou ontem que, ao abrigo dos programas POCTEP, Espaço Atlântico e Horizonte 2020, a RIS3T concretizou-se na eurorregião com 989 projectos aprovados e 495 milhões de euros atribuídos entre 2014 e 2020.
Segundo a presidente da Agência Nacional de Inovação, Joana Mendonça, outra das presenças no Fórum, o Norte de Portugal e a Galiza estão a “evoluir positivamente” nesta área, tal como os respectivos países. Segundo o European Innovation Scoreboard, Portugal está no grupo dos países fortes em inovação, o segundo mais alto, encontrandose Espanha um abaixo, ou seja, com um índice moderado de inovação.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho