Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Geira Romana é marca identitária do concelho de Terras de Bouro
Ludoteca da Estufa assume-se como um espaço multigeracional

Geira Romana é marca identitária do concelho de Terras de Bouro

Um clube do povo e inteiramente ao seu serviço

Geira Romana é marca identitária  do concelho de Terras de Bouro

Cávado

2022-06-30 às 08h00

Miguel Viana Miguel Viana

UM DESFILE e uma ceia tradicional são os pontos altos da Geira ‘Via Romana’ - Recriação do Mundo Romano que decorre em Terras de Bouro, entre amanhã e domingo. Programação variada apela à participação de todos.

Citação

A vila de Terras de Bouro acolhe, entre amanhã e domingo, a Geira ‘Via Romana’ - Recriação do Mundo Romano. O evento, que ontem foi apresentado publicamente, é organizado pela Câmara Municipal de Terras de Bouro, com a finalidade de promover as potencialidades turísticas do concelho. “A Câmara Municipal efectivamente quer transformar este evento como uma das marcas identitárias do concelho de Terras de Bouro, na parte mais lúdica, do lazer e da promoção do nosso património arqueológico e cultural”, disse Manuel Tibo, presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro.
A Geira é uma via romana que liga Braga (Bracara Augusta) a Astorga (na Galiza), com passagem pelo concelho de Terras de Bouro. O troço concelhio, de aproximadamente 27 quilómetros, encontra-se em bom estado de conservação e tem muitos pontos de atracção turística. “É a via romana mais bem conservada da Europa. Em Campo do Gerês está sediado o Museu da Geira, uma obra de relevância arquitectónica, mas também no Campo do Gerês temos, a Mata da Albergaria (Reserva Mundial da Biosfera) com o maior número exposto de marcos miliários”, destacou o autarca terrabourense. Este património foi a principal motivação para a realização da Geira ‘Via Romana - Recriação do Mundo Romano, com uma programação variada. O evento inclui vários ateliers, mercado romano, animação musical, passeio das serpentes, aves de rapina, exposição de animais, animação de rua e espectáculo de fogo. O destaque principal vai para a realização do cortejo histórico.
“Deixamos o desafio para que possam visitar Terras de Bouro durante o fim-de-semana, por causa deste evento da Geira. Temos um património cultural, religioso e ambiental conhecido a nivel nacional e internacional. A programação não tem tempos mortos. Apelo à participação de todos no desfile e que todos se possam trajar à romanos, para dar mais cor e alegria a este evento”, destacou Manuel Tibo,
A iniciativa conta com a participação das várias colectividades e instituições do concelho, particularmente dos alunos da Escola Secundária de Terras de Bouro. Conta também com a presença de uma delegação da Câmara Municipal de Braga ligada à organização da Braga Romana.
Os expositores serão 14, provenientes do concellho e de vários pontos do país, que vão promover produtos tradicionais constantes do regulamento de participação no evento. Muitos desses produtos serão apreciados na Ceia tradicional agendada para sábado à noite, depois do desfile.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho