Correio do Minho

Braga,

- +
Geira Romana de Terras de Bouro: Evento que querem tornar referência
SC Braga continua a “persistir” para se tentar manter na luta

Geira Romana de Terras de Bouro: Evento que querem tornar referência

Crianças preservam o espírito rusgueiro

Geira Romana de Terras de Bouro: Evento que querem tornar referência

Cávado

2023-09-25 às 10h14

Ricardo Anselmo Ricardo Anselmo

Geira Romana de Terras de Bouro realizou-se pela segunda vez com o propósito de promover e, sobretudo, conservar esta que é uma marca cultural e histórica do concelho. Manuel Tibo, presidente da Câmara Municipal, faz balanço muito positivo.

Citação

Com uma programação diversificada e atractiva, com actividades direccionadas para os diferentes públicos, Terras de Bouro promoveu, no passado fim-de-semana, ao longo de três dias, mais uma edição da Geira Romana, uma recriação do mundo romano, com a representação desta milenar civilização no concelho, cujas marcas arqueológicas desta época são significativas.
“A intenção da Câmara Municipal é, efectivamente, continuar com a realização desta Geira Romana, que tem o seu propósito de ser realizada após a Braga Romana [17 a 21 de Maio]. ivemos uma boa adesão participativa na Feira. Isto leva a que esta Geira Romana nos ‘obrigue’ a dar continuidade ao trabalho que temos vindo a fazer na promoção do evento mas, principalmente, na preservação e conservação de um monumento que é Património Nacional e ao qual a Câmara Municipal também já manifestou a intenção de o tornar Património da Humanidade”, referiu Manuel Tibo, presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, assumindo um balanço muito positivo ao longo dos últimos três dias.

“Este é, então, o trabalho que vamos continuar a fazer nesta preservação, juntando aqui neste evento, durante três dias, uma quantidade enorme de actividades. Todos aqueles que nelas participaram saem com uma enorme satisfação, tal como a Câmara Municipal. Queremos continuar”, garantiu o edil, projectando desde já o futuro.
“No próximo ano teremos a terceira edição e, certamente, que este evento tornar-se-á numa grande referência de Terras de Bouro, formando assim uma marca que nós queremos que fique bem vincada, ligada ao património e à natureza. Terras de Bouro tem esta ligação e o propósito de dar a conhecer tudo aquilo que tem dentro do seu território”, registou o autarca, recusando falar em números concretos de participação de visitantes, mas garantindo uma boa adesão.

“Reconheço que tivemos uma boa adesão. As actividades foram cumpridas na íntegra, prendendo as pessoas na Feira, para que elas também possam vir até nós. O balanço é muito positivo. Certamente que, numa próxima edição, com maior conhecimento, as pessoas podem aderir ainda mais”, referiu.
“Cumpre-me agradecer aos artesãos e expositores que vieram até nós. Acho que é da mais elementar justiça fazê-lo, e a todos aqueles que permitiram a realização de todas as actividades. Eu destacaria, pela beleza que proporciona, a música, as danças, o fogo, toda essa dinâmica mais noturna, que acaba por ter uma beleza extraordinária em termos de imagem”, disse Manuel Tibo, sem esquecer o cortejo de abertura, com o envolvimento das escolas, no arranque de mais um ano lectivo. “Acabou por ser um momento de grande alegria”, vincou.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho