Vinho Verde Fest regressa para continuar a promover a região
2022-06-21 às 06h00
Grupo Desportivo de Adaúfe assinalou o 82.º aniversário a pensar no futuro e no grande objectivo de formação. Saldadas as dívidas, é um tempo novo que se perspectiva, com o regresso dos seniores no horizonte.
Éum um tempo novo que se avizinha, de olhos postos na grande missão de formação. O Grupo Desportivo de Adaúfe assinalou 82 anos de vida, renovado pelo objectivo assumido pela actual direcção de reconstruir o clube, criando bases formativas para os jovens atletas da freguesia.
Depois de uma equipa jovem e dinâmica ter abraçado a direcção do clube para que não fechasse portas, há três anos, assumiu-se a aposta apenas nas camadas jovens - terminando com a equipa sénior - por forma a estabilizar financeiramente o clube para que possa voltar a ter todos os escalões desportivos.
O desafio já foi cumprido e os próximos tempos são de acalmia e estabilidade.
“Neste momento, já estão as dívidas todas saldadas e agora é fazer as coisas mais estruturadas. Decidimos acabar com a equipa sénior, porque tínhamos uma dívida muito grande e preferimos estancar com as dívidas, o que já aconteceu, e avançar depois num outro caminho mais bem definido”, sublinhou a directora desportiva, Helena Oliveira, destacando a visão diferenciadora desta nova direcção.
“É um colectivo que aposta na formação de atletas de futebol, não é apenas formar jogadores, mas formar pessoas para a sua vida, claro que queremos que gostem de jogar e, se puderem fazer vida disto, ainda melhor. É uma direcção com outros pontos de vista relativamente a outros clubes, porque preocupamo-nos com o bem-estar, a alegria e felicidade dos miúdos, é o que pretendemos, é o nosso principal objectivo. Começámos a época com 40 atletas e, neste momento, temos 70, o que para nós é satisfatório pelo trabalho que estamos a fazer, porque eles sentem-se bem e acabam por trazer os amigos. Incutimos também os pais na organização e contamos com total colaboração nos torneios e isso também é distintivo”.
História
Grupo Desportivo de Adaúfe foi fundado a 8 de Junho de 1940. Depois da fundação, participou no campeonato regional do INATEL, sagrando-se duas vezes campeão regional e várias vezes finalista.
A 23 de Abril de 1974 foi inscrito como sócio da Associação de Futebol de Braga e a 30 de Julho desse mesmo ano inscreveu-se para participar no campeonato da AF Braga.
Participou nos campeonatos distritais da III Divisão, II Divisão, I Divisão e na Divisão de Honra. Foi campeão quando da III e II Divisão e conta no histórico com a presença numa final da Taça AF Braga.
Actualidade
Há três anos, o GD Adaúfe deixou de ter equipa sénior masculina, dedicando-se em exclusivo à formação, a grande aposta da actual direcção. Nas camadas jovens, o clube tem um longo histórico, tendo participado nos campeonatos distritais da AF Braga, em iniciados, juvenis e juniores, sagrando-se campeão em juvenis e em juniores, na época 2005/06. Em 2017/18, o GD Adaúfe festejou o título de campeão distrital de infantis. Actualmente, conta com os escalões de traquinas, benjamins, infantis, iniciados e juvenis e vai criar, em 2022/23, uma equipa de juniores.
Equipa de juniores é a novidade para a nova época 2022/23
Com o objectivo de voltar a ter uma equipa sénior masculina em competição, o Grupo Desportivo de Adaúfe trabalha já no sentido de dar continuidade aos jovens atletas formados no clube. Neste momento, existem os escalões de traquinas, benjamins, infantis, iniciados, juvenis e este ano haverá uma novidade.
“Para a época 2022/23 vamos criar uma equipa de juniores e já estamos, neste momento, nas captações para todas as equipas. Para dar sequência à formação, decidimos avançar com esta equipa de juniores, porque temos miúdos de juvenis que seguem e sobem de escalão e vamos criar então a nova equipa, por isso mesmo, para que os jovens possam dar continuidade ao trabalho de formação e continuar no clube”, anunciou Helena Oliveira.
A directora desportiva revelou que a direcção pretende apostar novamente no escalão sénior, num objectivo cujo timing não está ainda definido: “pretendemos voltar a ter seniores, só não sabemos quando, mas é um dos primeiros objectivos da direcção, apesar de que requer mais apoios e pessoas a colaborar, mas é um dos principais objectivos”.
Admitindo que os últimos dois anos de pandemia foram “complicados” - “tínhamos começado com a direcção há pouco tempo e, em Março, tivemos que estagnar tudo -, no entanto, o clube não sentiu danos colaterais em termos de atletas.
“Não perdemos atletas, pelo contrário, conseguimos ter uma recepção muito grande de atletas novos, muitos foram mandados embora de outros clubes e nós acolhemos toda a gente e damos formação a toda a gente’, frisou.
Lembrando que a jovem direcção do GD Adaúfe “funciona quase só com mulheres, o que no futebol nem sempre acontece e poderá traduzir-se numa nova vida para o clube”, Helena Oliveira agradece ainda “todo o apoio” dado ao clube pelos patrocinadores e junta de freguesia. Em termos de projectos, o grande desejo passa pelos novos balneários: “está na câmara municipal, há já alguns anos, o processo para os novos balneários e uma nova zona de bar e de direcção, mas continuamos à espera que nos dêem uma resposta para viabilizar o projecto. Falta verba e algumas burocracias, falta que seja aprovado”, revelou a directora desportiva, dando conta de que “não há projecção para datas”, nem previsão de início da obra. “Gostávamos que fosse a curto prazo, porque com mais atletas fica mais complicado ter balneários divididos. Era uma mais-valia”, rematou.
28 Junho 2022
28 Junho 2022
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário