Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
GD Adaúfe revitalizado com olhos postos no futuro
Ateou incêndio florestal ao travar uma queima que se descontrolou

GD Adaúfe revitalizado com olhos postos no futuro

Cerca de 400 alunos de Braga apresentam espectáculos inéditos de dança, teatro e música no Espaço Vita

GD Adaúfe revitalizado com olhos postos no futuro

Desporto

2023-06-09 às 06h00

Fábio Moreira Fábio Moreira

Grupo Desportivo de Adaúfe está de parabéns. Um dos emblemas de maior longevidade no concelho de Braga celebra o seu 83.º aniversário. Sem estar presente nas competições do futebol sénior há quatro anos, o Grupo Desportivo de Adaúfe tem-se focado na formação.

Citação

De dívidas saldadas e com uma energia completamente renovada. É assim que o Grupo Desportivo de Adaúfe se apresenta naquele que é o seu 83.º aniversário. Sem futebol sénior e com as dívidas completamente pagas, o emblema bracarense pretende reconstruir-se de novo no seio do futebol bracarense, começando pelos escalões de formação e lançando o mote para um futuro risonho com prata da casa. O Grupo Desportivo de Adaúfe foi fundado a 8 de Junho de 1940. Depois da sua fundação, o clube participou no campeonato regional do INATEL, sagrando-se duas vezes campeão regional e várias vezes finalista.
A 23 de Abril de 1974 foi inscrito como sócio da Associação de Futebol de Braga e a 30 de Julho desse mesmo ano inscreveu-se para participar no campeonato da AF Braga. Participou nos campeonatos distritais da III Divisão, II Divisão, I Divisão e na Divisão de Honra. Foi campeão quando da III e II Divisão e conta no histórico com a presença numa final da Taça AF Braga.

Há quatro anos atrás, o GD Adaúfe deixou de ter equipa sénior masculina. Apesar da grande paixão futebolística, o clube não estava a conseguir suportar os custos do futebol sénior e, pela saúde do clube, foi preciso encerrar com a actividade do GD Adaúfe no futebol sénior. Desde então, o emblema bracarense tem-se dedicado em exclusivo à formação, sendo esta a grande aposta da actual direcção.
Nas camadas jovens, o clube tem um longo histórico, tendo participado nos campeonatos distritais da AF Braga, em iniciados, juvenis e juniores, sagrando-se campeão em juvenis e em juniores, na época 2005/06. Em 2017/18, o GD Adaúfe festejou o título de campeão distrital de infantis. Actualmente, o Grupo Desportivo de Adaúfe apresenta-se em cinco escalões de formação, tendo equipas de juniores, iniciados, infantis, benjamins e traquinas. De todas estas equipas, a que deu mais motivos para a freguesia de Adaúfe sorrir foram os iniciados sub-15. A militar na série B da II Divisão AF Braga, o Adaúfe bateu a concorrência do Freiriz, vencendo a prova com 73 pontos.

Feito inédito em Adaúfe

Esta temporada culminou com uma grande festa na freguesia de Adaúfe. O clube bracarense, longe dos palcos do futebol sénior há alguns anos, tem vindo a cimentar o seu papel na formação de jovens atletas e o trabalho que o clube tem vindo a desenvolver já está a começar a colher os seus primeiros frutos.
O mais saboroso desses frutos acabou mesmo por ser a conquista do título de campeão da série B da II Divisão AF Braga, no escalão de sub-15.

Nessa competição, o GD Adaúfe depressa se assumiu como um dos fortes candidatos à subida de escalão. Numa luta extremamente aguerrida com o Freiriz (único conjunto que realmente desafiou o GD Adaúfe), os jovens sub-15 do clube que celebra 83 anos superaram o 2.º classificado nos dois encontros entre as duas equipas. Os deslizes com Lago e Evolution prolongaram a luta até à última jornada, com o Adaúfe a confirmar o título na casa do Amares com uma vitória de 1-4.

“Futebol sénior só em 2024”

Nuno Antunes é presidente do GD Adaúfe há quatro anos. O dirigente máximo assume que o projecto do clube está bem encaminhado e a vontade da direcção é continuar a percorrer este caminho.
“Neste momento, estamos numa altura de eleições no clube. Não sabemos ainda se haverá outra lista a candidatar-se, mas a nossa vontade é de continuar com este projecto. Quisemos reconstruir o clube, começando pelos escalões mais baixos e, felizmente, essa fase está concluída. Não vamos regressar já ao futebol sénior, mas em 2024/2025 eu acredito que o Adaúfe terá novamente uma equipa sénior”, começou por dizer Nuno Antunes.
O dirigente confessou que o desaparecimento do futebol sénior foi algo que custou muito à freguesia.
“Temos muito pessoal aqui da terra que representava este clube e que mostrava muito amor a esta camisola. Foi uma dor enorme para todos quando se acabou com o futebol sénior, mas acredito que esse regresso será muito bem recebido por toda a freguesia”, confessou o presidente.

Com a ausência do futebol sénior, o recrutamento para o futebol de formação também sofreu. No entanto, esse processo tem outras agravantes, como a localização e os transportes.
“Sem futebol sénior e sendo de uma freguesia com uma localização mais desviada do centro de Braga, acaba por ser um processo complicado conseguir recrutar jogadores. Para além disso, também há questão do número reduzido de transportes que não nos ajuda”, explicou Nuno Antunes.
O presidente notou ainda que a requalificação das infraestuturas seria a grande prenda de aniversário do clube.

“A requalificação das infraestruturas seria a grande prenda de aniversário para o GD Adaúfe. Precisamos de requalificar os balneários e também precisamos de substituir o relvado, que está desgastado. Gostávamos de apostar também no futebol feminino, mas estamos impedidos pelas requalificações que temos de fazer. Tinhamos um projecto no Orçamento Participativo, mas perdemos a votação para cinco projectos de igrejas. Quanto ao relvado, tivemos aqui representantes da Câmara Municipal que, de facto, constataram que o relvado precisa de ser substituído, mas não temos mais informações sobre o assunto”, confessou o presidente do GD Adaúfe.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho