“Visão a longo prazo tem de se transformar numa verdadeira estratégia rural”
2023-04-20 às 13h00
Festas do Enterro da Gata são este ano também um momento de protesto dos universitários contra o aumento dos encargos com a educação. ‘A Gata paga, mas bufa’ é o lema para oito dias de folia académica.
‘A Gata paga, mas bufa’ é o tema escolhido pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) para as fes- tas do Enterro da Gata deste ano, que decorrem de 5 a 12 de Maio.
Margarida Isaías, presidente da AAUM, justificou ontem que nesta edição das festas académicas pretende-se alertar para o aumento do custo de vida dos estudantes universitários, nomeadamente a nível do alojamento, da alimentação e dos transportes.
“Além da habitual malapata das propinas, das taxas e taxinhas e do exorbitante custo dos materiais, juntam-se agora, para usurpação das poucas posses da bichana, um abusivo aumento do preço ora dos transportes, ora da alimentação, ora da sua parca habitação e demais necessidades”, relevou a dirigente associativo, declarando que “a gata pode até ter sete vidas, mas não pode pagar pelas sete”.
As festas do ‘Enterro da Gata’. para além dos habituais cortejo, benção dos finalistas e outros momentos de celebração da vida académica, contam com sete noites de concertos no Altice Forum Braga.
Slow J actua no dia 6 de Maio, os grupos culturais da Associação Académica da Universidade do Minho a 7, Ana Malhoa a 8 e T-Rex e Papillon no dia 9. A noite de 10 de Maio é animada pelo cantor popular Quim Barreiros. O nome que mais vezes fez parte do cartaz das festas académicas minhotas que está de volta ao convívio dos estudantes. Kalhambeke é outro dos nomes desta noite que sucede ao cortejo académico. Dillaz actua no palco do Altice Forum Braga a 11 de Maio e Wet Bed Gang fecha o ciclo de concertos no dia 12 de Maio.
26 Setembro 2023
24 Setembro 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário