Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Galardões prestam tributo ao mérito com sarau dedicado ao povo ucraniano
‘Valença Family Party’ oferece mais de 30 actividades de animação

Galardões prestam tributo ao mérito com sarau dedicado ao povo ucraniano

O Maior Parque de Diversões do Alto Minho

Galardões prestam tributo ao mérito com sarau dedicado ao povo ucraniano

Braga

2022-06-22 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Galardões ‘A Nossa Terra’ são entregues no próximo dia 7 de Julho, no Altice Forum Braga. Nesta 25.ª edição, excepcionalmente, o sarau cultural será dedicado aos povos que sofrem no mundo, em particular o povo ucraniano.

Citação

A 7 de Julho, pelas 21 horas, o grande auditório do Altice Forum Braga volta a ser o palco gala de entrega dos Galardões ‘A Nossa Terra’, uma iniciativa da Direnor, que compre este ano a 25.ª edição e cujo objectivo é o mesmo de sempre: prestar reconhecimento público ao mérito de cidadãos e de entidades que se destacam em acções de relevo em prol da comunidade.
A 25.ª edição dos Galardões ‘A Nossa Terra’ foi apresentada ontem por José Ferreira, director da Direnor, que anunciou uma novidade face às anteriores edições: o sarau cultural será dedicado a todos os povos do mundo que estão em sofrimento, em particular ao povo ucraniano. “Esta é uma iniciativa que prima pela isenção a todos os níveis, mas face ao que está a acontecer no mundo achamos que temos o dever de nos posicionarmos e mostrar que estamos solidários com estes povos”, referiu José Ferreira.
Até agora, o sarau cultural sempre foi protagonizado por nomes representativos da dinâmica artística bracarense, sendo que esta será uma excepção que marca também o 25.º aniversário dos Galardões. Em palco vão estar artistas ucranianos e outros que vão actuar em língua ucraniana.
“Isenção, abrangência e credibilidade são as marcas deste projecto de valorização local”, referiu José Ferreira, realçando que a Comissão de Honra da iniciativa, que é presidida pelo Presidente da República conta este ano com 25 entidades, depois de ter sido alargada com a inclusão da PSP e do IPCA.
À semelhança das edições anteriores manem-se a regra de que um galardoado não pode acumular distinções na mesma categoria.
Os galardoados são seleccionados através de um amplo processo de votação que se divide em três fases: primeiro a recolha das sugestões dos nomes; depois a indicação dos nomeados a partir das indicações recebidas; e finalmente a escolha de um vencedor entre os nomeados.
O júri é composto por mais de 600 individualidades e entidades que votam nas quatro categorias gerais e depois nas da respectiva especialidade.
Como referiu José Ferreira, o júri integra “individualidades e entidades em representação de diferentes áreas e sensibilidades políticas, religiosas, culturais, turísticas, recreativas e artísticas, permitindo a abrangência e isenção desejadas”.
No dia 7 vão ser atribuídos 21 galardões. Na categoria individual vão ser atribuídos os galardões Personalidade, Altruísmo, Artes e Cultura, Associativismo, Carreira, Ciência e Educação, Desporto, Juventude e Saudade. Já os galardões colectivos a atribuir são: Entidade, Associação Cultural e Recreativa, Associação Desportiva, Empresa Sector Comércio e Serviços, Empresa Sector Industrial, Empresa Sector Restauração/Pastelaria/Hotelaria, Entidade Área Ensino, Evento, Instituição de Solidariedade Social, Junta de Freguesia e Organismo de Serviço Público.
Será ainda atribuído o galardão Música, que tanto poderá ser individual como colectivo.
No âmbito desta edição, à semelhança das anteriores, a Direnor vai publicar uma revista com a informação dos anteriores galardoadas e o currículo dos nomeados.
Recorde-se que o troféu a entregar aos galardoados foi desenhado pelo Mestre José Veiga, estando a produção a cargo da Ricarsil e Mármores Tibães. O patrocinador oficial desta 25.ª edição é a New Hope (JC Group).
Tal como as edições anteriores, a apresentação da Gala dos Galardões ‘A Nossa Terra’ é apresentada por Manuel Lago. A entrada é feita por convite, estando os ingressos disponíveis no Posto de Turismo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho