Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Gabriela Fonseca questiona exclusão de secundária da lista de requalificações e atrasos nos CTT
Startup Braga alarga apoio a projectos empresariais na área da sustentabilidade

Gabriela Fonseca questiona exclusão de secundária da lista de requalificações e atrasos nos CTT

Novas receitas do orçamento da União Europeia

Gabriela Fonseca questiona exclusão de secundária da lista de requalificações e atrasos nos CTT

Cávado

2022-08-04 às 06h00

Redacção Redacção

Deputada povoense na Assembleia da Repúbica questionou dois ministérios, em função dos problemas existentes na distri-buição de correspondência no concelho, bem como acerca da exclusão da Secundária da lista de escolas a serem requalificadas.

Citação

A deputada do PSD, eleita pelo distrito de Braga, Gabriela Fonseca, questionou o Ministro da Educação sobre “quais os motivos que levaram à exclusão da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso da lista das escolas a serem requalificadas” no âmbito do Acordo de Compromisso entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, para a descentralização de competências, nos âmbitos da Educação e da Saúde.
Este acordo integra o Anexo I, no qual constam 451 escolas que beneficiarão de investimentos de recuperação e reabilitação, bem como a prioridade de intervenção de cada uma delas. Para a definição das prioridades de intervenção foram estabelecidos critérios tendo em conta as informações das Delegações Regionais da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, nomeadamente o nível de vetustez do edifício, as intervenções já realizadas e o seu nível de impacto, o índice médio de ocupação das escolas e a tendência da evolução demográfica.
Considerando os critérios definidos,  Gabriela Fonseca afirma que “importa referir que a Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso foi construída há trinta anos, nunca recebeu obras  de recuperação e reabilitação desde a sua edificação, não possui laboratórios de química nem de biologia, encontrava-se na lista das escolas a serem intervencionadas pela Parque Escolar, o pavilhão gimnodesportivo apresenta fissuras, não existe conforto térmico nem acústico, existe uma Resolução da Assembleia da República (nº 257/2018, de 9 de agosto de 2018), que recomenda ao Governo a requalificação urgente da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. Na sessão plenária de 15 de outubro de 2021 foi aprovada a Resolução nº 281/2021 da Assembleia da República) que re- comenda ao Governo que cumpra a Resolução nº 257/2018, de 9 de agosto, e requalifique urgentemente a Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso”.
Noutro âmbito, “por decisões economicistas da empresa CTT, às quais os cidadãos são alheios, a distribuição da correspondência no município da Póvoa de Lanhoso, está gravemente afectada, colocando os mesmos em falta com as suas obrigações devido ao reiterado comportamento dos CTT. No concelho a distribuição do serviço postal não tem servido os interesses das pessoas nem das empresas, tal é o seu atraso”, disse Gabriela Fonseca questionando o Ministro das Infraestruturas e Habitação sobre se tem conhecimento desta situação e se só agora passou a ter se vai diligenciar no sentido da reversão.
desta situação”, pois “os povoenses esperam e desesperam”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho