Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Fundação Gil Eannes premiada
Guimarães reforça resposta de serviços clínicos através de protocolo com Centro de Medicina

Fundação Gil Eannes premiada

Conselho Consultivo para Desenvolvimento do Turismo analisou situação do sector em Braga

Fundação Gil Eannes premiada

Alto Minho

2020-09-30 às 06h30

Redacção Redacção

Troféu ‘Excelens Mare’ distinguiu o trabalho feito pela Fundação pelas actividades ligadas ao mar e pela manutenção do navio Gil Eannes’, transformado em espaço museológico.

A Fundação Gil Eannes foi distinguida com o troféu ‘Excelens Mare’, pelas acções relacionadas com o mar e pela manutenção do navio ‘Gil Eannes’’.
Os Prémios ‘Excellens Mare’ têm como objectivo reconhecer a excelência e o mérito de pessoas ou entidades nas actividades do Mar e são atribuídos pela ‘PwC - PricewaterhouseCoopers’.
O juri do concurso revelou que “a Fundação Gil Eannes nasceu no contexto da meritória acção dos cidadãos de Viana do Castelo que resgataram da sucata o icónico Navio Hospital ‘Gil Eannes’, construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Este emblemático navio iniciou a sua actividade como hospital em 1955, apoiando durante décadas a frota bacalhoeira portuguesa que actuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Após ter sido desactivado esteve quase para ser desmantelado, no entanto, o extraordinário gesto dos vianenses que, considerando-o património cultural e afectivo da cidade, o compraram, o reabilitaram e o transformaram num excelente espaço museológico, salvando assim este símbolo da epopeia da pesca do bacalhau.”
Desde que a gestão deste património foi entregue à Fundação Gil Eannes mais de um milhão de pessoas visitaram o navio.
O prémio foi entregue pelo residente do júri ‘Excellens Mare na Gala 2020’ e sócio da ‘PwC Portugal’ responsa?vel pelos assuntos do Mar. Miguel Marques.
Marcaram presença na sessão o presidente da Fundação ‘Gil Eannes’ e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, o vice-presidente da fundação, João Costa, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Vítor Lemos.
A sessão decorreu na sala José Hermano Saraiva, a bordo do navio ‘Gil Eannes.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho