Prémios da 15ª edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana entregues aos vencedores
2025-05-16 às 21h30
O Forum Braga volta a ser o palco central das Semanas da Economia, que têm mobilizado o tecido empresarial bracarense, centros de investigação e desenvolvimento, instituições de ensino e empreendedores. Entre os dias 20 e 23 de Maio, o espaço acolhe uma programação intensa que combina oportunidades de empregabilidade, orientação vocacional, reflexão económica e celebração cultural.
Nos dias 22 e 23 de maio, decorre a aguardada Mostra Empresarial “De Braga para o Mundo”, que reunirá mais de XX empresas de diversos setores – da tecnologia à indústria, do ensino aos serviços especializados – num verdadeiro ponto de encontro entre empregadores e talento. Durante dois dias, os participantes poderão contactar diretamente com ofertas de emprego e estágio, fomentando ligações para a construção de novas trajetórias profissionais. Com um programa integrado a partir do Palco Range Rover, a Mostra Empresarial integra também o Qualifica-TE Braga25, iniciativa que visa apoiar os alunos na definição de um percurso profissional alinhado com os seus interesses e competências. A programação inclui ainda o Z Alpha Project, sessões dedicadas à orientação vocacional, os Momentos Talento – Empresa, em colaboração com a SIDE Portugal e a Fujitsu, bem como debates e apresentações sobre o ensino profissional e superior, inovação social, tecnologias de investigação e desenvolvimento, e literacia financeira com a sessão A Cor do Dinheiro.
Desta forma, e dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, Braga reafirma-se como uma cidade de inovação e talento, criando um espaço privilegiado de contacto direto entre quem procura construir o seu futuro profissional e quem está a moldar o futuro da economia regional.
Paralelamente, a programação do Forum Braga contempla ainda a apresentação da comédia Solteira, Casada, Viúva, Divorciada, protagonizada por Melânia Gomes, que assinala os 20 anos da sua carreira com um espetáculo que dá vida a quatro personagens femininas marcantes. Vera, solteira, trabalha num serviço de apoio a vítimas de solidão, mas o que desejava era ter alguém que a apoiasse a ela. Carmo, casada, confronta-se com uma traição conjugal e pondera enveredar por uma nova profissão. Celeste, viúva, conta em tribunal a inusitada sequência de eventos que levou à morte do marido, e Catarina, divorciada, continua à procura do homem certo, convencida de que os errados são sempre os outros. Esta peça oferece ao público uma viagem vertiginosa e hilariante ao universo feminino, com uma atriz em pleno estado de graça.
O Forum Arte Braga apresenta também a exposição Somos Todos Capitães – 50 Anos em Liberdade, um projeto curatorial de Paulo Mendes. A exposição convoca a memória histórica portuguesa e europeia, cruzando passado e presente através de documentos, filmes, arquivos fotográficos e criações artísticas contemporâneas. Desenvolvida como um gesto curatorial pessoal e coletivo, a mostra convida o público a refletir criticamente sobre a transição de um regime ditatorial para a democracia, abordando temas como a guerra colonial, os movimentos sociais e as ameaças contemporâneas à liberdade. A entrada é gratuita e a exposição estará patente até 29 de junho de 2025. O Forum Arte Braga encontra-se aberto de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e aos fins de semana conforme o funcionamento do Forum Braga.
Com uma programação que cruza a economia, o talento jovem, a cultura e a cidadania, o Forum Braga continua a afirmar-se como uma plataforma agregadora de iniciativas de elevado valor estratégico e social, promovendo o diálogo, a participação ativa e o desenvolvimento em múltiplas dimensões.
22 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário