Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Forum Braga inaugurado a 27 de Abril
Chamas destruíram arrecadação de carpintaria em Carvoeiro

Forum Braga inaugurado a 27 de Abril

Frota automóvel municipal de Viana do Castelo vai ser 100% eléctrica

Braga

2018-02-21 às 06h00

Patrícia Sousa

Parque de Exposições de Braga passa a chamar-se Forum Braga. Ontem, na apresentação pública da nova infra-estrutura, foi anunciado ainda a data de inauguração. Ricardo Rio assumiu esta transfiguração como sendo o princípio do caminho.

Forum Braga. É assim que se vai chamar o antigo Parque de Exposições de Braga (PEB). A inauguração da segunda maior sala do país para a realização de espectáculos e o maior auditório do Norte do Portugal abre portas no próximo dia 27 de Abril. Queremos reinventar o PEB e que este novo baptismo seja muito mais do que um lavar de cara e uma mera operação de cosmética. O Forum Braga pode ser tudo o que quisermos que seja. Esta transfiguração não é o fim do caminho, mas o princípio do caminho, assumiu, ontem, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

O anúncio foi feito pelo presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira, e pelo presidente da autarquia, numa conferência de imprensa que teve como objectivo apresentar a nova infra-estrutura e o posicionamento do novo espaço. Trata-se de um equipamento ao serviço da cidade e do desenvolvimento da região e, com este projecto, estamos a posicionar Braga como destino de turismo e de negócios, com capacidade para atrair os principais eventos nacionais, captar eventos e espectáculos de dimensão internacional e reforçar as infra-estruturas à disposição da cultura e do desporto, defendeu Ricardo Rio, destacando aqui o facto do Forum Braga permitir acolher iniciativas diferenciadoras, enormemente importantes quer pela fruição por parte da população, quer pelo impacto económico que vão trazer para o concelho.

A par dos muitos eventos em espaço público de grande dimensão, como é exemplo a Noite Branca, a cidade tem proporcionado espectáculos de qualidade em espaços mais circunscritos, como são o caso do Theatro Circo e do GNRation, para diferentes públicos. Mas para Ricardo Rio faltava ter condições para realizar iniciativas de grande dimensão em espaços cobertos e até ao ar livre. Com o Forum Braga vamos ter o maior auditório da região Norte e a segunda sala de espectáculos maior do país, onde vamos acolher, por exemplo, concertos com 12 mil pessoas em pé ou na área exterior com quase 20 mil pessoas a assistir, evidenciou o presidente, confirmando que na nova infra-estrutura reúne todos os requisitos para receber grandes concertos de artistas nacionais e internacionais.

Para potenciar e captar eventos e parceiros, houve, desde logo, uma profissionalização do trabalho que está a ser desenvolvido. E Rio foi peremptório: a InvestBraga (empresa municipal que gera a nova estrutura) tem vocação para articular com todos os parceiros nacionais e internacionais, de modo a conseguir sensibilizar não só para o potencial desta nova infra-estrutura, mas obviamente para os sensibilizar para as oportunidades de concretização da multiplicidade de realizações que Braga não tinha no passado.
Este trabalho está a ser realizado de forma muito articulada com estruturas nacionais, regionais e locais, mas também a piscar o olho para a Galiza, de modo a ser um espaço de eleição quer para público, quer para os organizadores de eventos.

O novo nome foi inspirado na herança romana da capital do Minho. O novo espaço pretende ser para Braga aquilo que o forum romano foi para a Roma da Antiguidade, ou seja, a praça pública onde se realizavam os actos mais importantes da vida do povo romano.
O Forum Braga será um centro nevrálgico da cidade, da região e do país, um espaço de e para as pessoas, um ponto de encontros, negócios, cultura e experiências.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.