Correio do Minho

Braga,

- +
Fonte do Campo das Hortas classificada como Bem de Interesse Municipal
Bênção dos Animais homenageada em exposição fotográfica

Fonte do Campo das Hortas classificada como Bem de Interesse Municipal

Duvan Vergara e Juan Quintero também apontados ao SC Braga

Fonte do Campo das Hortas classificada como Bem  de Interesse Municipal

Braga

2021-05-16 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Câmara de Braga deve aprovar amanhã a abertura do procedimento para a classificação da Fonte do Campo das Hortas. Este ano, a autarquia pretende classificar cinco fontes históricas da cidade.

A Câmara de Braga vota amanhã a abertura do procedimento para a classificação da Fonte do Campo das Hortas como bem de interesse municipal.
A proposta é submetida à reunião do executivo municipal, que se vai realizar por videoconferência, pelo vereador Miguel Bandeira, que tutela as áreas do património e Arqueologia.
Segundo a proposta, esta fonte “trata-se de um monumento de elevado valor cultural, histórico e patrimonial, artístico e turístico”.
Segundo refere a proposta, a Fonte ou Chafariz do Campo das Hortas “é uma bela fonte de estilo Maneirista, construída pelo mestre pedreiro Manuel Luís, entre 1594 e 1604, mandada erigir pelo arcebispo Dom Frei Agostinho de Jesus para colocar no Campo de Sant’Ana”.

Em 1865 a fonte foi desmontada e trasladada para a Praça do Comércio, onde ficou até 1914. Foi nessa data trasladada para o Campo das Hortas, onde hoje pode ser apreciada.
Recorde-se que o Câmara de Braga pretende avançar com a classificação de um conjunto de cinco fontes históricas, ainda este.
Depois de em Fevereiro ter sido aprovada a abertura do procedimento para a classificação como Bem Cultural de Interesse Municipal da Fonte do Pelicano, segue-se agora a Fonte do campo das Hortas.
A lista de fontes a classificar inclui ainda a Fonte do Castelo (Largo do Paço), a Fonte de Santiago e ainda a Fonte do Largo Carlos Amarante.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho