Correio do Minho

Braga,

- +
FMI publica artigo de investigador da Universidade do Minho
66 Nacionalidades Passaram Pela Loja de Turismo de Valença

FMI publica artigo de investigador da Universidade do Minho

IPVC abre candidaturas para Maiores de 23

FMI publica artigo de investigador da Universidade do Minho

Economia

2011-02-08 às 06h00

Redacção Redacção

Um artigo do professor Francisco Veiga, da Universidade do Minho, em co-autoria com Ari Aisen, do Fundo Monetário Internacional (FMI) foi publicado por este organismo. O artigo confirma que a instabilidade política afecta negativamente o crescimento económico.

Citação

O Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou um artigo do professor Francisco Veiga, da Universidade do Minho (UM), em co-autoria com Ari Aisen, do FMI, onde se confirma que a instabilidade política afecta negativamente o crescimento económico, sobretudo ao reduzir a taxa de crescimento da produtividade e, em menor grau, prejudicar o crescimento dos stocks de capital físico e humano.

A investigação, que avaliou 169 países no período 1960-2004, sustenta que os governos de países politicamente fragmentados e com elevada instabilidade têm que promover mudanças institucionais. Por outro lado, precisam de implementar políticas que mitiguem os efeitos da instabilidade sobre a prosperidade económica. “Só a partir daí os países podem ter políticas duráveis que levem a um crescimento económico mais elevado”, afirma o catedrático da Escola de Economia e Gestão da UM.

A investigação já foi alvo de análise pela reputada consultora Oxford Analytica, no artigo ‘Agitação no Egipto oferece lições de economia’. Seguindo a linha da investigação, identificou-se várias formas para os decisores isolarem os efeitos negativos. Por exemplo, criar zonas económicas especiais que estejam protegidas de alterações governamentais, promover acordos transfronteiriços que constranjam a acção governativa, diminuir o peso do Estado na economia e providenciar incentivos de longo prazo para promover a produtividade, a inovação e o investimento.

Francisco Veiga é professor catedrático da Escola de Economia e Gestão da UM. Doutorou--se em Economia na Universidade da Carolina do Sul (EUA) em 1998 e tem desenvolvido a sua investigação nas áreas de economia monetária internacional, economia política e crescimento económico, tendo publicado vários artigos em revistas científicas internacionais.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho