IPVC abre candidaturas para Maiores de 23
2011-02-08 às 06h00
Um artigo do professor Francisco Veiga, da Universidade do Minho, em co-autoria com Ari Aisen, do Fundo Monetário Internacional (FMI) foi publicado por este organismo. O artigo confirma que a instabilidade política afecta negativamente o crescimento económico.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou um artigo do professor Francisco Veiga, da Universidade do Minho (UM), em co-autoria com Ari Aisen, do FMI, onde se confirma que a instabilidade política afecta negativamente o crescimento económico, sobretudo ao reduzir a taxa de crescimento da produtividade e, em menor grau, prejudicar o crescimento dos stocks de capital físico e humano.
A investigação, que avaliou 169 países no período 1960-2004, sustenta que os governos de países politicamente fragmentados e com elevada instabilidade têm que promover mudanças institucionais. Por outro lado, precisam de implementar políticas que mitiguem os efeitos da instabilidade sobre a prosperidade económica. “Só a partir daí os países podem ter políticas duráveis que levem a um crescimento económico mais elevado”, afirma o catedrático da Escola de Economia e Gestão da UM.
A investigação já foi alvo de análise pela reputada consultora Oxford Analytica, no artigo ‘Agitação no Egipto oferece lições de economia’. Seguindo a linha da investigação, identificou-se várias formas para os decisores isolarem os efeitos negativos. Por exemplo, criar zonas económicas especiais que estejam protegidas de alterações governamentais, promover acordos transfronteiriços que constranjam a acção governativa, diminuir o peso do Estado na economia e providenciar incentivos de longo prazo para promover a produtividade, a inovação e o investimento.
Francisco Veiga é professor catedrático da Escola de Economia e Gestão da UM. Doutorou--se em Economia na Universidade da Carolina do Sul (EUA) em 1998 e tem desenvolvido a sua investigação nas áreas de economia monetária internacional, economia política e crescimento económico, tendo publicado vários artigos em revistas científicas internacionais.
04 Fevereiro 2023
03 Fevereiro 2023
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário