Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
FMI publica artigo de investigador da Universidade do Minho
TAP: Carlos Oliveira vai ser o novo presidente do Conselho de Administração

FMI publica artigo de investigador da Universidade do Minho

Hospital de Braga: Luta contra o regresso à PPP entre as prioridades da Comissão de Trabalhadores

FMI publica artigo de investigador da Universidade do Minho

Economia

2011-02-08 às 06h00

Redacção Redacção

Um artigo do professor Francisco Veiga, da Universidade do Minho, em co-autoria com Ari Aisen, do Fundo Monetário Internacional (FMI) foi publicado por este organismo. O artigo confirma que a instabilidade política afecta negativamente o crescimento económico.

Citação

O Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou um artigo do professor Francisco Veiga, da Universidade do Minho (UM), em co-autoria com Ari Aisen, do FMI, onde se confirma que a instabilidade política afecta negativamente o crescimento económico, sobretudo ao reduzir a taxa de crescimento da produtividade e, em menor grau, prejudicar o crescimento dos stocks de capital físico e humano.

A investigação, que avaliou 169 países no período 1960-2004, sustenta que os governos de países politicamente fragmentados e com elevada instabilidade têm que promover mudanças institucionais. Por outro lado, precisam de implementar políticas que mitiguem os efeitos da instabilidade sobre a prosperidade económica. “Só a partir daí os países podem ter políticas duráveis que levem a um crescimento económico mais elevado”, afirma o catedrático da Escola de Economia e Gestão da UM.

A investigação já foi alvo de análise pela reputada consultora Oxford Analytica, no artigo ‘Agitação no Egipto oferece lições de economia’. Seguindo a linha da investigação, identificou-se várias formas para os decisores isolarem os efeitos negativos. Por exemplo, criar zonas económicas especiais que estejam protegidas de alterações governamentais, promover acordos transfronteiriços que constranjam a acção governativa, diminuir o peso do Estado na economia e providenciar incentivos de longo prazo para promover a produtividade, a inovação e o investimento.

Francisco Veiga é professor catedrático da Escola de Economia e Gestão da UM. Doutorou--se em Economia na Universidade da Carolina do Sul (EUA) em 1998 e tem desenvolvido a sua investigação nas áreas de economia monetária internacional, economia política e crescimento económico, tendo publicado vários artigos em revistas científicas internacionais.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho