Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Financiamento reforça aposta na investigação
Póvoa de Lanhoso, município Amigo do Desporto

Financiamento reforça aposta na investigação

BRT para Braga garantido com fundos do PT 2030

Financiamento reforça aposta na investigação

Ensino

2021-03-01 às 06h00

Redacção Redacção

Sete candidaturas da UMinho ao estatuto de laboratório associado mereceram financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) aprovou o financiamento para sete das oito candidaturas da Universidade do Minho (UMinho) ao estatuto de laboratório associado, desempenhando em metade delas o papel de coordenadora. Os resultados provisórios do concurso da FCT “reforçam a aposta crescente da UMinho na investigação e reconhecem o trabalho contínuo dos seus membros e das suas redes de colaboração em múltiplas áreas”, destacou o vice-reitor para a Investigação, Eugénio Campos Ferreira.
Cinco das candidaturas foram avaliadas como ‘Excelente’, duas como ‘Muito Bom’ e uma, não tendo sido financiada, recebeu recomendação para recandidatura. Foram renovados dois laboratórios associados em que a academia tem participação indirecta.

A nível nacional, foram distinguidas 40 candidaturas com uma verba global anual a rondar os 23,7 milhões de euros.
Os laboratórios associados distribuem-se pelas Ciências Exactas e da Engenharia (seis), Ciências da Vida e da Saúde (um), Ciências Naturais e do Ambiente (um) e Ciências Sociais e Humanidades (um), envolvendo seis das 12 unidades orgânicas (Engenharia, Ciências, Medicina, I3Bs, Ciências Sociais e Arquitectura).
Os laboratórios associados agregam uma ou várias unidades de investigação científica. Estes laboratórios devem assegurar uma dimensão de recursos humanos e infraestrutura científica que lhes permita, de forma sustentada, a promoção de carreiras científicas e técnicas para doutorados. O estatuto é concedido por um período até dez anos, que pode ser renovado, mas sujeito a avaliações intercalares.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho