Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Finalistas disputam representação do Minho no concurso European Young Chef Awards
Feira Semanal de Cabeceiras de Basto mantém-se nas duas próximas segundas-feiras

Finalistas disputam representação do Minho no concurso European Young Chef Awards

AIJ 20.21 discute realidades que “habitam nas margens”

Finalistas disputam representação do Minho no concurso European Young Chef Awards

Braga

2020-11-22 às 13h00

Teresa M. Costa Teresa M. Costa

Estão escolhidos os finalistas que, no dia 10 de Dezembro, disputam quem vai representar o Minho no concurso European Young Chef Awards (EYCA), em 2021.

Estão apurados os seis jovens que vão disputar a final do Minho Young Chef Awards (MYCA), no próximo dia 10 de Dezembro, em Braga.
Os últimos finalistas foram apurados ontem. Na final estão Bento Silva, da Escola Secundária Martins Sarmento, Pedro Cruz, da ETAP e André Carvalho, da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), na vertente de cozinha.
Este ano, o MYCA pôs também à prova o serviço de sala/bar, tendo sido apurados para a final Andreia Costa, da EPATV; Mário Gonçalves, da Profitecla, e Cátia Gonçalves, da Escola de Hotelaria de Viana do Castelo.
O concurso e o júri escolheram os finalistas, mas “toda a gente está de parabéns” afirmou ontem Rafael Oliveira, da organização do MYCA, que agradeceu a participação nas escolas na edição deste ano. “Senti desde a primeira hora uma vontade muito grande que o MYCA voltasse a acontecer este ano”.
Em representação da entidade organizadora, o consórcio MinhoIN - que junta as comunidades intermunicipais do Cávado, Ave e Alto Minho Minho - Joana Peixoto afirma que “em contexto de pandemia , o MYCA ganha outra expressão porque as escolas enfrentam dificuldades mesmo para proporcionar aulas práticas aos formandos e esta acção faz todo o sentido”.
Joana Peixoto, que integra a CIM Cávado, revela que o consórcio MinhoIN pretende continuar a apoiar o concurso, enquanto o financiamento comunitário do Programa Operacional Norte o permitir, apoio extensivo ao concurso europeu.
A edição deste ano do concurso europeu esteve prevista para Portugal, nomeadamente para Viana do Castelo, mas ficou adiada para o próximo ano. “Esperemos estar à altura daquilo que aconteceu nos últimos anos” refere Joana Peixoto.
Para o chef António Loureiro, que presidiu ao júri do MYCA, “faz todo o sentido, principalmente face à situação pandémica mundial complicada, manter este tipo de competição, não só para manter os jovens activos e a competir, mas também lhes dá alento. "Quer vençam ou não saem daqui com alguma experiência e que melhorará, sem dúvida, o curriculum deles” sublinha o chef de cozinha, relevando a importância da formação que encara como “o ponto de partida para qualquer actividade”.
O presidente da Associação Comercial de Braga (ACB), Domingos Macedo Barbosa, corrobora: “temos cada vez mais que formar as pessoas para poderem prestar um bom serviço ao turismo e a toda a população”, apontando ao sector da restauração.
O dirigente da ACB não tem dúvidas de que “a gastronomia é uma área fundamental para a atracção de turistas ao país”.
Domingos Macedo Barbosa dá conta que a ACB fundou a sua Academia “para poder ajudar os profissionais do sector a terem gente bem preparada para fazer face às exigências de hoje do mercado”. “Cada vez mais o cliente vem e quer ver o que há de diferente e a melhor diferença é a qualidade do produto e do serviço prestado” realça o dirigente empresarial reconhecendo o valor do MYCA na “valorização das pessoas, do sector e dos próprios territórios”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho