Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Fibrenamics lança plataforma digital e potencia negócios com empresas
Famalicão dentro da nova rede de transportes

Fibrenamics lança plataforma digital e potencia negócios com empresas

Vizela prepara geminação na Colômbia

Fibrenamics lança plataforma digital  e potencia negócios com empresas

Economia

2019-11-27 às 07h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Foi com o apoio financeiro do Portugal 2020 que a Fibrenamics conseguiu produzir muita investigação para aplicar em produtos inovadores para o mercado. Os resultados foram ontem dados a conhecer e agora é preciso que empresários apostem no futuro.

Cadeirões e sofás que emitem calor e que dão maior conforto ao utilizador, automóveis mais leves e com menos necessidades de consumo ou uma película que se aplica directamente na pele para a regenerar mais rapidamente depois de uma queimadura ou ferida aberta são, apenas, alguns dos exemplos de aplicabilidade prática das fibras, nanomaterias e estruturas avançadas em produtos inovadores para o futuro próximo.
Este mundo futurístico está, afinal, à ‘mão de semear’, basta as empresas e investidores querem apostar no conhecimento desenvolvido pela Fibrenamics - plataforma internacional da Universidade do Minho e muitas estão já a fazê-lo. Agora é até mais fácil, já que a Fibrenamics acabou de lançar a sua plataforma digital - www.fibrenamics.com - para uma mais fácil interacção entre a universidade e as empresas, potenciando também o desenvolvimento de projectos a nível internacional.
As aplicações com base em fibras são inúmeras e podem ser utilizadas nas mais diferentes áreas, em produtos específicos concebidos para a construção civil e arquitectura, para o desporto, medicina, transportes, etc. As oportunidades de negócio são imensas e é nelas que a Fibrenamics está neste momento focada com o objectivo de potenciar o conhecimento e aplicá-lo directamente no dia-a-dia das pessoas. Neste momento são já 300 os parceiros que colaboram directamente com a Fibrenamics da UMinho, mas o potencial de crescimento é enorme.
A UMinho e a Fibrenamics apresentaram algumas destas soluções inovadoras num evento promovido, ontem, no Altice Forum Braga, aberto à comunidade e ao tecido empresarial, onde se debateu a ‘Indústria 2030: Oportunidades a Norte’ e no qual o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.
O autarca bracarense fez questão de marcar presença no evento para dizer que “Braga é um exemplo”, quer no conhecimento que produz, quer na inovação que cria a partir desse conhecimento, muito relacionado com a investigação que se faz, dando como exemplo o projecto da UMinho e da Bosch Car Multimédia na criação de soluções “de vanguarda”, diferenciadoras no mercado global.
“Braga era uma cidade muito vocacionada para o comércio e serviços e hoje afirma-se já como um dos concelhos mais exportadores do país”, assinalou. Olhando para a inovação que os centros de conhecimento locais e as empresas estão a fazer, o presidente da Câmara de Braga confessa que “é um privilégio assistir que no nosso território se está a fazer o futuro”.
Ricardo Rio diz que o grande desafio que se coloca agora é “a partilha de conhecimento” entre os centros de conhecimento e as empresas, transferindo esse conhecimento e transformando-o em novos negócios empresariais.
Raul Fangueiro, o coordenador da Fibrenamics, frisou que o evento de ontem serviu precisamente para mostrar que este modelo de interligação entre universidade e empresas funciona e que prevê a identificação de oportunidades, o desenvolvimento de conhecimento, a transformação desse conhecimento em produtos e a colocação desses produtos no mercado.
Com a nova Plataforma Digital da Fibrenamics esta “interacção” entre universidade e empresas é potenciada, “permitindo interagir com parceiros, identificar oportunidades e gerir projectos de I&D e, por outro lado, permitindo também internacionalizar este modelo”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.