Correio do Minho

Braga,

- +
Fibra óptica dá coesão ao Alto Minho
Obras melhoram condições da EB1 de Ruílhe

Fibra óptica dá coesão ao Alto Minho

Município abre horizontes na partilha entre alunos da Universidade do Minho e comunidade

Fibra óptica dá coesão ao Alto Minho

Alto Minho

2019-11-29 às 12h00

Redacção Redacção

Autarcas do Alto Minho consideram os 15 milhões de euros que a Altice está a investir na rede de fibra óptica como um investimento fundamental para a coesão territorial.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo e da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho disse ontem que os 15 milhões de euros que a Altice vai investir na instalação de fibra óptica em cinco concelhos da região “é fundamental para a coesão territorial”.
“É um sinal claro que se dá os territórios mais afastados das grandes metrópoles de que têm as mesmas condições tecnológicas para se poderem desenvolver e assumir as suas responsabilidades no interesse colectivo de desenvolvimento harmonioso do país”, declarou o autarca na cerimónia de assinatura do protocolo com o presidente executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, para o reforço do investimento em infraestruturação de fibra óptica.
José Maria Costa observou que Viana do Castelo “não sendo um concelho de baixa densidade, está integrado num 'interland' de baixa densidade.”
“Este investimento representa uma aposta na aproximação aos factores de competitividade e desenvolvimento”, afirmou José Maria Costa, adiantando que o o concelho vai passar de uma cobertura de fibra óptica de 70% para 95%.”
Explicou que “há uma tendência europeia e mundial para a descentralização, para os trabalhos chamados remotos”, pelo que “muitas empresas procuram os territórios mais afastados dos grandes centros urbanos para instalar os seus negócios”, sendo fundamental que aqueles tenham “boas infraestruturas tecnológicas.”
A comissão executiva da Altice Portugal, liderada pelo presidente executivo, Alexandre Fonseca, iniciou ontem um périplo por concelhos do Minho para formalizar, com câmaras municipais, protocolos para o reforço do investimento em fibra óptica.
Com as novas empreitadas de infraestruturação de fibra óptica, Arcos de Valdevez, Melgaço e Ponte de Lima vão passar a ter uma cobertura de cerca de 75%, Caminha de 95% e Viana do Castelo superior a 95%.
Em Caminha, o presidente da Câmara, Miguel Alves, sublinhou a importância de se comunicar melhor e mais rápido, recordando que a indústria domi- nante no concelho, o turismo, depende em larga escala das novas autoestradas da informação. Daí o investimento do Município na fibra ótica, o que permitiu atingir uma taxa de cobertura entre os 70 e os 75%. O investimento que permitirá atingir os 95% é suportado pela Altice.
Miguel Alves deu conta da crescente fixação de estrangeiros, pessoas activas no mercado de trabalho, que, fruto das novas tecnologias e pertencendo a empresas de vários países, que desenvolvem a sua actividade a partir de casa, como já acontece em tantas metrópoles, um pouco por todo o mundo.
Alexandre Fonseca, CEO da Altice, disse que a empresa tem como vectores essenciais o investimento em tecnologia e a proximidade ao território, sem descurar a responsabilidade social. Nesta última área, a Altice ofereceu tablets a agrupamentos de escolas, uma forma da empresa contribuir para a criação de oportunidades iguais para todos os jovens e para a construção da sociedade da informação.
Em representação do Programa Operacional de Apoio à Pessoa Carenciada do Concelho de Caminha, que trabalha em parceria com o Banco Alimentar, a vereadora da Acção Social, Liliana Ribeiro, recebeu da Altice um cheque de 750 euros.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.