Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Festivinhão enalteceu os vinhos da região e o mundo rural
Gala dos Portugueses de Valor conta com 5 fafenses entre os nomeados

Festivinhão enalteceu os vinhos da região e o mundo rural

“Ricardo Horta? foi o único jogador a quem liguei”

Festivinhão enalteceu os vinhos da região e o mundo rural

Alto Minho

2023-06-09 às 18h00

Redacção Redacção

Andreia Alves, da União de Freguesias de Padreiro Salvador e Sta. Cristina, foi eleita Rainha das Vindimas e o vencedor do Festival Canção Rural foi a dupla Maciel Araújo e Tânia Araújo.

Citação

No passado fim-de-semana o Jardim dos Centenários foi novamente o cenário escolhido para a realização do FESTIVINHÃO.
Este festival enoturístico, organizado pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e pela Associação de Vinhos de Arcos de Valdevez, foi, ao longo de três dias, a montra dos vinhos arcuenses e da região, e enalteceu o mundo rural e as suas potencialidades. O certame contou com a presença de 22 expositores, com vinhos verdes do concelho e da região.
Além da montra de produtos vinícolas, o certame integrou tasquinhas, provas comentadas, a eleição da Rainha das Vindimas e o “I Festival da Canção Rural”, entre outros momentos de animação musical.
Naquilo que toca à eleição da Rainha das Vindimas, realizada no sábado, o concurso envolveu 6 candidatas, nomeadamente, Andreia Alves da União de Freguesias de Padreiro Salvador e Sta. Cristina; Helena Dias da União de Freguesias de Vilela, S. Cosme e S. Damião e Sá; Tânia Silva da Freguesia de Sabadim; Liliana Brito da Freguesia de Ázere; Sandra Santos da Freguesia de Cabreiro e Ana Filipa da Freguesia de Rio de Moinhos
Este ano a grande vencedora foi Andreia Alves da União de Freguesias de Padreiro Salvador e Sta. Cristina a qual irá também representar o concelho no concurso nacional promovido pela Associação dos Municípios dos Vinhos Verdes.
Helena Dias da União de Freguesias de Vilela, S. Cosme e S. Damião e Sá foi eleita Primeira Dama de Honor e Rainha Simpatia e Tânia Silva, da Freguesia de Sabadim, recebeu o prémio de Segunda Dama de Honor e de Rainha Fotogenia.
O “I Festival da Canção Rural” contou com a participação da União de Freguesias de Távora Santa Maria e S. Vicente, através dueto composto por Maciel Araújo e Tânia Araújo, o qual venceu esta primeira edição, e da União de Freguesias de Arcos de Valdevez de S. Paio e Giela, através do grupo composto pelos elementos Catarina Almeida, Nelson Coelho e José Mokuna que alcançaram o segundo lugar.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, estes dois concursos, aliados ao concurso de vinhos “FESTIVINHÃO Vinho do Ano, assim como à feira de produtos locais

e vinhos do concelho e da região, são elementos que “mostram o bom que temos e o bem que fazemos. O Festivinhão é uma homenagem ao mundo rural.”
Por outro lado, O Festivinhão, no seu todo, “é uma iniciativa que pretende destacar o setor agricola, o qual tem uma expressão económica considerável no concelho”, diz João Esteves, atestando ser objetivo da Câmara Municipal e dos parceiros incentivar as pessoas que estão no setor vitivinícola a produzirem mais.
Para a autarquia o setor vitivinícola tem um papel essencial na dinamização económica do concelho “Apoia muito o comércio e o turismo,” e, por isso têm sido feitos esforços na perspetiva de captar mais jovens para a produção de forma a criar mais emprego e mais riqueza no concelho.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho