Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Festival Internacional de Jardins sensibiliza para mudanças do clima
Póvoa: Centro Interpretativo Maria da Fonte promove atividades para crianças

Festival Internacional de Jardins sensibiliza para mudanças do clima

São João de Braga escolhe a Fartura da Festa

Alto Minho

2018-05-26 às 06h00

José Paulo Silva

SECRETÁRIO de Estado do Ambiente inaugurou ontem 14.ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima. O Clima nos Jardins é o tema deste ano.

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, manifestou-se ontem surpreendido com a qualidade espectacular dos projectos seleccionados para a 14.ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, mas também pelo envolvimento da comunidade escolar num evento que tem este ano como mensagem inspiradora O Clima nos Jardins.
Na inauguração do Festival, que pode ser visitado até final de Outubro próximo, o governante relevou a forma como, através da concepção de jardins, se passa uma mensagem sobre a necessidade de olhar com atenção para as mudanças climáticas que afectam o planeta.
Quarenta e seis projectos de jardim foram apreciados pelo júri do Festival, que seleccionou 12 criações provenientes da Alemanha, Argentina, Áustria, Espanha, Holanda, Inglaterra, Itália e Portugal (ver caixa).
O secretário de Estado do Ambienta apontou também a capacidade que o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima tem tido para atrair projectistas de paragens tão distantes como a Argentina, país que se estreia neste evento.
O Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima recebeu em 2013 o título Garden Tourism Awards, no North American Garden Tourism Conference, em Toronto, Canadá. O ano passado, o evento promovido pelo Município de Ponte de Lima, foi distinguido pela Europe for Festivals, Festivals for Europe - EFFE Label 2017-2018.
Este ano decorre também a 4ª edição dos Jardins Escolinhas de Ponte de Lima, onde se apresentam 12 jardins criados por outras tantas escolas do concelho, o que contribuiu para a valorização do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, através da integração das novas formas de pensar, explorar e expor os temas.
O presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vítor Mendes, destacou também ele o envolvimento da comunidade escolar no Festival Internacional de Jardins, este ano dedicado a uma questão determinante da nossa sobrevivência.
O autarca espera que nova edição do Festival seja um contributo para uma melhor consciência ambiental das novas gerações, considerando, ao mesmo tempo, que a Câmara Municipal continua a investir nos jardins e espaços verdes como elementos fundamentais para uma melhor qualidade de vida dos cidadãos.
Jardins do fim do mundo é o tema já escolhido para a edição 2019 do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, decorrendo as candidaturas até 15 de Novembro deste ano.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.