Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Festival Internacional de Jardins sensibiliza para mudanças do clima
Mota FC já tem campo com relvado sintético

Festival Internacional de Jardins sensibiliza para mudanças do clima

Rock turco esta sexta-feira no Theatro Circo

Alto Minho

2018-05-26 às 06h00

José Paulo Silva

SECRETÁRIO de Estado do Ambiente inaugurou ontem 14.ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima. O Clima nos Jardins é o tema deste ano.

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, manifestou-se ontem surpreendido com a qualidade espectacular dos projectos seleccionados para a 14.ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, mas também pelo envolvimento da comunidade escolar num evento que tem este ano como mensagem inspiradora O Clima nos Jardins.
Na inauguração do Festival, que pode ser visitado até final de Outubro próximo, o governante relevou a forma como, através da concepção de jardins, se passa uma mensagem sobre a necessidade de olhar com atenção para as mudanças climáticas que afectam o planeta.
Quarenta e seis projectos de jardim foram apreciados pelo júri do Festival, que seleccionou 12 criações provenientes da Alemanha, Argentina, Áustria, Espanha, Holanda, Inglaterra, Itália e Portugal (ver caixa).
O secretário de Estado do Ambienta apontou também a capacidade que o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima tem tido para atrair projectistas de paragens tão distantes como a Argentina, país que se estreia neste evento.
O Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima recebeu em 2013 o título Garden Tourism Awards, no North American Garden Tourism Conference, em Toronto, Canadá. O ano passado, o evento promovido pelo Município de Ponte de Lima, foi distinguido pela Europe for Festivals, Festivals for Europe - EFFE Label 2017-2018.
Este ano decorre também a 4ª edição dos Jardins Escolinhas de Ponte de Lima, onde se apresentam 12 jardins criados por outras tantas escolas do concelho, o que contribuiu para a valorização do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, através da integração das novas formas de pensar, explorar e expor os temas.
O presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Vítor Mendes, destacou também ele o envolvimento da comunidade escolar no Festival Internacional de Jardins, este ano dedicado a uma questão determinante da nossa sobrevivência.
O autarca espera que nova edição do Festival seja um contributo para uma melhor consciência ambiental das novas gerações, considerando, ao mesmo tempo, que a Câmara Municipal continua a investir nos jardins e espaços verdes como elementos fundamentais para uma melhor qualidade de vida dos cidadãos.
Jardins do fim do mundo é o tema já escolhido para a edição 2019 do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima, decorrendo as candidaturas até 15 de Novembro deste ano.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.