Braga destaca-se como exemplo de sucesso na gestão do turismo cultural
2025-02-12 às 09h35
Município e Associação Empresarial de Braga organizam nova edição do Festival das Papas de Sarrabulho. Durante quatro dias, celebra-se a tradição gastronómica minhota.
Amares acolhe, de 1 a 4 de Março, o 21.º Festival das Papas de Sarrabulho, evento gastronómico que, segundo o presidente da Câmara Municipal, Manuel Moreira, “se tem afirmado ao longo dos anos como um dos maiores festivais gastronómicos da região e uma verdadeira celebração das tradições do Minho”.
A organização conjunta do Município e da Associação Empresarial de Braga (AEB) espera atrair cerca de 30 mil pessoas nos quatro dias do Festival, estimando-se a venda de dez toneladas de papas de sarrabulho na tenda a montar junto ao Mercado Municipal, que terá 600 lugares sentados.
Com um investimento de cem mil euros num evento que, segundo o presidente da AEB, Daniel Vilaça, “é incontornável na programação do Carnaval do Minho, que dinamiza a economia local e promove a gastronomia, a oferta comercial ambiental, cultural e turística de Amares”, espera um retorno económico directo de meio milhão de euros.
Para além das vendas directas no próprio Festival, aguarda-se que, à semelhança de anos anteriores, os restaurantes e as unidades de alojamento turístico do concelho de Amares encham nos nos dias em que decorre o evento gastronómico que, na opinião de Marco Sousa, representante da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, tem tido um “salto qualitativo”, contribuindo para o aumento de turistas e do volume de negócios no concelho.
Este responsável, presente ontem na apresentação do 21.º Festival das Papas de Sarrabulho, salientou que o concelho de Amares registou, em 2024, um crescimento de dormidas e de turistas na ordem dos dois dígitos.
“O?Festival das Papas de Sarrabulho é um evento com grande impacto e turístico. Atrai dezenas de milhares de pessoas que levam o bom nome de Amares”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal.
Na minha linha de pensamento, o presidente da AEB?afirmou que “cada edição deste festival é uma oportunidade para o concelho de Amares se afirmar como destino gastronómico e turístico de referência no Minho, não só para o mercado nacional, mas também para o mercado ibérico”.
18 Março 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário