Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Festas Gualterianas regressam com nova cara e vão surpreender
SAD tem dois nomes possíveis para sucessão de Paulinho

Festas Gualterianas regressam com nova cara e vão surpreender

‘Energizarte’ instala arte em Crespos e Pousada

Festas Gualterianas regressam com nova cara e vão surpreender

Vale do Ave

2020-07-29 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

A partir de sexta-feira, Guimarães vive as suas festas da cidade, este ano com um programa reinventado, adaptado aos tempos que vivemos e privilegiando os palcos ao ar livre.

A edição de 2020 das Festas da Cidade e Gualterianas arranca na sexta-feira com um programa adaptado aos novos tempos. As celebrações em honra de São Gualter, realizadas em Guimarães desde 1906, regressam sem alguns dos seus números habituais, com uma roupagem distinta em muitos dos seus pontos de programação mais característicos, preservando o seu cariz de fruição ao ar livre e mantendo a diversidade de géneros artísticos nas propostas apresentadas que vão ter como palco principal as artérias e praças da cidade.

“Este programa foi pensado no sentido de trazer maior expressão ao espaço público e valorizar a memória destas festas através de momentos de reflexão”, ressalva a vereadora da Cultura de Guimarães, Adelina Pinto.
O contexto de pandemia impede a existência dos habituais grandes concertos, do espaço de diversões e da sempre memorável Marcha Gualteriana, com o objectivo de evitar aglomeração de pessoas.
Imergindo no programa, destaca-se a Exposição da Casa da Marcha, que se prepara para exibir algumas das peças trabalhadas pelos obreiros ao longo dos últimos anos, podendo ser apreciada no Jardim da Alameda de São Dâmaso de 31 de Julho até 3 de Agosto.

Com lugar assegurado no programa está também o Carro Guimarães Fado e Centenário da Amália, número alegórico das Festas dedicado a este género musical e aos 100 anos do nascimento da fadista, percorrendo a cidade ao longo dos quatro dias e contando diariamente com uma actuação da Associação Guimarães Fado. 
Numa parceria com a Muralha – Associação de Guimarães para a Defesa do Património, estará patente no Largo do Toural uma exposição de fotografias com os cartazes da história (já longa) das Festas Gualterianas. Com inauguração agendada para as 21 horas do dia 31, esta exposição poderá ser (re)visitada até ao final de Agosto.

Na sexta-feira e no sábado, às 21.30 horas, no Largo de São Francisco, o programa propõe concertos organizados pela Venerável Ordem Terceira de São Francisco.
Juntamente com estas iniciativas, o pelouro da Cultura e A Oficina lançaram um desafio com o intuito convocar a comunidade artística e recolher propostas culturais que se ajustassem ao formato inédito desta edição das Gualterianas, promovendo “uma reaproximação segura e confiante entre criadores, público e comunidade, tendo sido valorizados os projectos com carácter inovador e diferenciador, sem esquecer o cariz tradicional das Festas e a sua adequação às normas da Direcção- Geral da Saúde”.

Nesta convocatória, designada, ‘Projeta! Cria! Participa!’, foram seleccionados vários projectos de artistas vimaranenses para integrar o programa das Festas da Cidade, que assim se enriquece com mostras de filmes e fotografias, oficinas comunitárias de pintura de azulejos, produção de máscaras comunitárias temáticas e uma exposição de artistas plásticos vimaranenses, consumando assim um acréscimo de propostas inclusivas no que se re- fere aos artistas e aos diferentes gostos do público. 

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho