Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Festas de S. Roque afirmam-se como uma das maiores romarias do concelho
Projeto ‘Olympics4All’ entre os nomeados para prémio de Município do Ano 2019

Festas de S. Roque afirmam-se como uma das maiores romarias do concelho

Requalificação irá permitir maior mobilidade a pessoas e veículos

Festas de S. Roque afirmam-se como  uma das maiores romarias do concelho

Braga

2019-08-19 às 06h00

Paula Maia Paula Maia

Foram quatro dias de festa rija que movimentaram milhares de pessoas à freguesia de Merelim São Paio. Com um cartaz musical de luxo e uma procissão imponente, as Festas de S. Roque são só ultrapassadas pelo São João de Braga.

"A seguir ao S. João, as maiores festas do concelho são as de S. Roque”. As palavras são do presidente da comissão de festas e demonstram bem a dimensão que as festividades que animaram a freguesia de Merelim São Paio já atingiram no panorama concelhio. Foram quatro dias de festa rija - de quinta até ao dia de ontem - mas as festas em honra de S. Roque iniciam muito antes com outros eventos que servem de preparativos desta festa maior. São disso exemplo a Festa do Emigrante, que teve lugar no início do mês, ou a Festa da Sardinha, que teve lugar em Julho. Além da animação, estes eventos constituem um dos meios promovidos pela comissão para angariar receitas que financiem a festa maior, cujo orçamento ronda os 75 mil euros.
A dimensão das festividades de S. Roque pode ser medida por vários patamares, a começar desde logo pelo número de elementos que constitui a comissão de festas. “Este ano são perto de 30 elementos que deram corpo aos trabalhos de preparação que arrancaram ainda em 2018”, avançou Jorge Duarte, responsável do grupo, adiantando que “há já muitos anos que não se via um grupo tão grande”.
A dimensão do grupo permitiu “dividir o trabalho de uma outra forma, sem sobrecarregar os mesmos”, admite o responsável. Mas não se pense que mais gente é sinónimo de menos trabalho. “Desde de Outubro do ano passado que não parámos”, avança Jorge Duarte, dando conta dos vários eventos que a comissão promove ao longo do ano para angariar verbas que vão desde peditórios, rifas, jogos e petiscos que são confeccionados na sede da comissão para vender.
A envolvência da população da freguesia em torno destas festividades é muito grande e isso comprova-se na participação da mesma nas várias iniciativas promovidas pela organização. E nem a mudança da data da festa - que durante vários anos decorria na primeira semana de Setembro - conseguiu dividir os populares. “A mudança da data conseguiu criar alguns anti-corpos. Mas, no geral, há uma grande envolvência das pessoas”, assegura Jorge Duarte.
A edição deste ano ficou também marcada pela grande afluência de público ao recinto da festa, muito por ‘culpa’ do cartaz de luxo que a comissão preparou para este ano e onde constaram nomes como os DAMA, os Minhotos Marotos, os 4Mens e a banda musical Remember.
O recinto da festa esteve praticamente lotado todas as noites, especialmente no concerto dos DAMA que arrastaram muitos jovens a Merelim São Paio.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.