Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Festa de Nossa Senhora da Misericórdia e Santa Maria de Ferreiros: “É o ponto alto religioso da freguesia e temos que manter estas tradições”
Diogo Jota: “Dupla jornada pode ser decisiva”

Festa de Nossa Senhora da Misericórdia e Santa Maria de Ferreiros: “É o ponto alto religioso da freguesia e temos que manter estas tradições”

Campeonato do Minho de BTT Downhill encerra na Penha

Festa de Nossa Senhora da Misericórdia e Santa Maria de Ferreiros: “É o ponto alto religioso da freguesia e temos que manter estas tradições”

Braga

2024-09-09 às 06h00

Joana Russo Belo Joana Russo Belo

Ferreiros viveu cinco dias de Festa em Honra de Nossa Senhora da Misericórdia, com um programa repleto animação e fé. Presidente da União de Freguesias, Carolina Teixeira, destaca momento importante na preservação das raízes e tradições da terra.

Citação

Foram cinco dias vividos de forma intensa, na freguesia de Ferreiros, com a Festa em Honra de Nossa Senhora da Misericórdia e Santa Maria de Ferreiros, reforçando uma tradição antiga, naquela que é a principal festa religiosa da freguesia.
“É uma festa com muita tradição, eu era miúda e já se fazia a Festa da Senhora da Misericórdia, em outros contextos, porque havia sempre aquelas feiras tradicionais, porque, nesta altura, estamos na época dos melões e melancias. Mas recordo-me de já participar nesta festa desde muito nova e é uma festa de tradição aqui na freguesia. É nesse contexto que a junta de freguesia, juntamente com a Comissão de Festas, está presente para que as nossas tradições e as nossas raízes não acabem”, sublinhou Carolina Teixeira, presidente da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves.
Para a autarca, “se não nos acautelarmos, corremos o risco de ver desaparecer as nossas origens”, por isso, “temos que fazer com que as nossas raízes e tradições prevaleçam”.
Lembrando que esta é a festa principal da freguesia em termos religiosos - “temos outras promovidas pelo Rancho Santa Maria de Ferreiros e a Festa de S. Brás, mas esta é o ponto alto religioso” - a presidente elogia o trabalho desenvolvido pela Comissão de Festas, na promoção e preservação das festividades.
“Claro que sem uma Comissão de Festas como a que temos também não era possível fazer uma festa como foi, com um programa tão diversificado, desde sexta-feira, com uma noite de fados lindíssima, ontem [sábado] tivemos uma noite em cheio com um grupo e a procissão de velas e hoje [ontem] com a eucaristia e a procissão, que é o ponto alto da Festa da Senhora da Misericórdia”, referiu Carolina Teixeira, revelando ser uma aposta da União de Freguesias “manter vivas as tradições”.
Autarca destacou ainda a envolvência dos mais novos, apesar de um fim-de-semana de animação, em Braga. “Uma das coisas que notámos é que os jovens também estão presentes, fizemos a procissão de velas e notou-se a juventude presente. Apesar de termos a Noite Branca, viu-se a juventude presente nas festas da freguesia”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho