Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
‘Férias na Quinta’ é um “projecto de sucesso, vasto e inclusivo”
Histórico equilibrado com belgas não apaga o ‘trauma’ da última vez

‘Férias na Quinta’ é um “projecto de sucesso, vasto e inclusivo”

Pitadas campestres sentidas em Prado e Parada de Gatim

‘Férias na Quinta’ é um “projecto  de sucesso, vasto e inclusivo”

Braga

2022-07-16 às 06h00

Libânia Pereira Libânia Pereira

A quarta edição do programa ‘Férias na Quinta’ voltou a repetir o sucesso de edições anteriores. Um total de 80 crianças participaram neste projecto “vasto e inclusivo” que sensibiliza os mais novos para a questão da protecção ambiental.

Citação

A quarta edição do ‘Férias na Quinta’ chegou ontem ao fim depois de duas semanas que envolveram 80 crianças em actividades diversas. Para o vereador Altino Bessa este é “um programa vasto e inclusivo”, que voltou este ano a repetir o sucesso das edições anteriores.
‘Férias na Quinta’, uma iniciativa da Câmara Municipal de Braga e da Quinta Pedagógica, promoveu ao longo de duas semanas diversas actividades para preencher o tempo de férias a crianças dos 8 aos 12 anos. Um total de 80 jovens (divididos em dois grupos, 40 crianças na primeira semana e mais 40 na segunda semana) tiveram a oportunidade de realizar actividades distintas, desde oficinas, visitas guiadas, actividades pedagógicas, desportivas, lúdicas, entre outras. Todas elas realizadas de modo a potenciar o contacto com a natureza, e sempre com o objectivo de consciencializar os participantes para a protecção ambiental.
Em jeito de balanço, Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga, frisou que esta é “uma actividade com grande sucesso, que regista sempre uma procura maior que a oferta”. O autarca lembrou que a natureza diversificada das actividades levadas a cabo no âmbito destas férias, o permanente contacto com a natureza e a constante sensibilização para a questão da protecção ambiental são aspectos que valorizam este projecto, que é também “um projecto inclusivo, já que participaram nesta edição meninos com necessidades especiais (dois na primeira semana e um agora nesta segunda sessão)”, lembrou.
Uma acção de sensibilização ambiental em meio urbano com apoio da AGERE, uma visita à estação de triagem e restantes instalações da Braval, uma visita ao Mosteiro de Tibães, actividades no Picoto Park, uma visita ao Bom Jesus e uma viagem de funicular, actividades de dança, maneio do cavalo e passeio de charrete na Quinta Pedagógica, foram algumas das actividades realizadas pelos mais novos ao longo destas semanas de ‘Férias na Quinta’.
O dia de ontem assinalou o encerramento desta quarta edição do programa, sendo que as actividades lúdicas tiveram lugar na Praia Fluvial de Adaúfe.
Para Altino Bessa, “a maior satisfação é falar com eles e ver a alegria que eles têm, o carinho e a cumplicidade que se cria entre eles e principalmente com os monitores”.
O autarca lembrou e agradeceu ainda toda a dedicação dos monitores e funcionários envolvidos neste projecto. “Não houve um reforço de pessoal na Quinta Pedagógica para que se realizassem estas actividades, e também por isso deixamos um agradecimento aos funcionários da Quinta porque no fundo este é um trabalho suplementar. Acredito que estejam exaustos mas de coração cheio”, afirmou.
Para a técnica da Quinta Pedagógica Natália Costa “o balanço destas duas semanas de ‘Férias na Quinta’ é muito positivo”, afirmou, destacando “a reacção de quem vem pela primeira vez. Para esses é tudo uma novidade, são muitas surpresas e acaba por ser mais impactante”. As actividades no Mosteiro, a visita ao Bom Jesus e o dia na Praia Fluvial de Adaúfe “acabam por ser as actividades mais apreciadas pelas crianças”, revela Natália Costa.
‘Férias na Quinta’ é uma das várias respostas do município de Braga no sentido de dinamizar e de aproximar cada vez mais a comunidade da Quinta Pedagógica.
Altino Bessa assegurou que este ano a Quinta Pedagógica “atingirá mais de meio milhão de visitantes ao longo da sua existência”, sendo que tem vindo a registar “um crescimento muito significativo ao longo dos últimos anos”. “Em 2013 tivemos uma média de 20 mil visitantes, em 2019 cerca de 42 mil, e este ano já estamos com números que rondam os cerca de 30 mil visitantes, por isso provavelmente até final do ano iremos ultrapassar os valores de 2019”, revelou o vereador.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho