Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
felizMENTElar: residência sénior abre a 19 de Setembro em Gualtar
Cursos técnicos: IPCA pede colaboração das empresas para contratar docentes

felizMENTElar: residência sénior abre a 19 de Setembro em Gualtar

UMinho distingue desportistas da época desportiva 2021/22

felizMENTElar: residência sénior abre a 19 de Setembro em Gualtar

Braga

2022-08-17 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Nova resposta social do Centro Social do Vale do Homem abre as portas a 19 de Setembro, na Rua da Igreja Velha, em Gualtar. Equipamento resulta de um investimento de quatro milhões de euros e terá capacidade para 50 utentes.

Citação

O felizMENTElar, a nova resposta social do Centro Social do Vale do Homem (CSVH) tem a abertura agendada para 19 de Setembro. Trata-se de um investimento que superou os quatro milhões de euros e que dá resposta a uma necessidade há muito identificada naquela zona do concelho de Braga: um lar para a terceira idade, localizado na freguesia de Gualtar.
A residência sénior foi construída na Rua da Igreja Velha, em espaço cedido pela Junta de Freguesia de Gualtar e no âmbito de um protocolo que além da IPSS e da autarquia local envolveu ainda o Município de Braga.
O lar terá capacidade para acolher 50 utentes e cria 40 postos de trabalho.
Esta obra é considerada uma mais valia para Gualtar, respondendo a uma necessidade para a área da terceira idade e uma aspiração que vem desde o início dos anos 80 do século passado.
Esta estrutura está dotada de equipamentos de vanguarda que proporcionarão aos seus utentes bem-estar e envelhecimento activo, uma vez que o edifício está pensado para ser uma das melhores respostas e maiores referências no cuidado aos idosos.
O felizMENTElar será distinto na medida que disponibiliza um conjunto de “ofertas diferenciadoras” e comodidades, nomeadamente piscina dinâmica, biblioteca, sala snoozelen, cabeleireiro, jardim exterior com bioginásio, espaço de culto e até um ‘rooftop e barbecue’ com vista panorâmica.
O lar terá um Centro de Reabilitação Motora com ginásio, fisioterapia, espaço de neuroestimulação, sauna e banho turco, além de um spa, aproveitando as novas tecnologias e as novas respostas que estão ao dispor do sector social, como hidroginástica, hidroterapia, aromaterapia e colorterapia - foi realçado em visita recente à obra.
Esta residência sénior é mais uma resposta social implementada pelo CSVH, associação fundada em Vila Verde em 2006, tendo obtido o estatuto de utilidade pública em 2008.
O Centro Social do Vale do Homem actua sobre a área social, saúde e cultural, com as respostas de Lar de Idosos/Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e Lar e Centro de Dia para Pessoas com Alzheimer e outras Demências e o Vale do Homem com Saúde (VHS).
A área cultural é composta por três grupos, sendo eles o Grupo Folclórico Vale do Homem, o Grupo Teatro Vale do Homem, o Grupo Coral Vale do Homem
“Pretendemos através da nossa visão contribuir com uma resposta social diferenciadora, sendo reconhecidos como uma instituição de excelência na intervenção e inovação social”, refere a IPSS, na sua apresentação.
Além desta residência sénior, cuja abertura está já a ser publicitada, o CSVH tem ainda em mãos um outro projecto a implementar em Gualtar. Trata-se de uma creche que também vai funcionar em moldes inovadores, uma vez que vai funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. Terá ainda um serviço de baby-sitting no período de final do dia e início da noite.
A Assembleia Municipal de Braga já aprovou a cedência por um período de 25 anos, em regime de comodato, ao CSVH, de um terreno localizado na Rua Caixas de Águas, em Gualtar. A IPSS vai ali construir a creche que vai servir, preferencialmente, os colaboradores do Hospital de Braga e da Universidade do Minho. Este projecto avançou com o intuito de ser concretizado no âmbito do PRR.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho