Leões da Serra inauguram novo campo sintético
2021-07-22 às 06h00
Iniciativa promoveu o trabalho literário de quatro jovens da cidade que desenvolveram três obras literárias. O objectivo do debate foi enaltecer a arte da escrita e motivar futuros escritores.
Realizou-se ontem, no Altice Fórum Braga, integrado na programação da 30.ª Feira do Livro de Braga 2021, o Espaço Tertúlia, uma mesa de debate de jovens escritores.
O evento foi organizado pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva(BLCS).
Segundo Ainda Alves, a directora da BLCS, “estamos permanentemente a nível das bibliotecas escolares a tentar incentivar os jovens à leitura e, por outro lado, à componente da escrita”. Assim, a iniciativa surgiu com o objectivo de levar até à Feira do Livro uma mesa temática que mostrasse à juventude a maturidade que muitos jovens já assumem na escrita literária.
Neste sentido, “pedimos aos professores das escolas de Braga que nos ajudassem a identificar algum potencial de escrita ou alguém que já tivesse escrito ou publicado”, refere a dirigente.
Assim, o debate contou com a presença de Hugo Valério, que juntamente com a irmã, Beatriz Valério, lançaram ‘O Livro dos avós’. Depois, Cátia Vieira, que estudou Estudos Portugueses e frequentou o Doutoramento em Modernidades Comparadas, na Universidade do Minho e que lançou o seu livro ‘Lola’. Por fim, esteve também presente a estudante Ana Carolina Marquês, que está a desenvolver um romance desingado de ‘O recomeço’.
Hugo Valério falou do desenvolvimento do seu projecto, em conjunto com a sua irmã, explicando que o livro surge em homenagem aos avós, pessoas “que parecem ter sempre solução para os nossos problemas”. O jovem continuou enaltecendo a importância destes familiares na nossa vida, refletindo sobre “a falta que eles nos fazem no mundo”. O escritor refere também que, no futuro, esperam conseguir publicar o livro em suporte de papel mas, até lá, o mesmo está disponível em Ebook, na Fnac.
Cátia Vieira falou também da sua obra, começando por explicar que, inicialmente, escrevia num registo académico, mas a sua “grande paixão” sempre foi a escrita literária. Quanto ao processo de escrita, a jovem escritora assumiu que “a história parte sempre de algo que conhecemos. Ainda assim, tem de haver conscistência na narrativa, para que o leitor se sinta dentro da história , havendo união entre aquilo que conhecemos e a ficção”. O seu livro está disponível em qualquer livraria, e a personagem princpal vive numa luta permanente entre aquilo que é, aquilo que gostaria de ser e aquilo que os outros esperam dela.
Em conversação sobre as referências literárias de cada jovem, Ana Carolina Marquês destacou o seu gosto pela escrita de So-phia de Mello Breyner Andresen. “Adoro a maneira como ela escrevia, essencialmente a nível narrativo”, afirma. Já Hugo Valério confessa que, desde muito pequeno, foi estimulado à leitura pela mãe. “Eu adorava a colecção de ‘Uma Aventura’, li todos os livros. Hoje em dia, leio mais sobre áreas técnicas que me dispertam interesse”, refere o jovem.
O evento foi marcado por citações de reflexão do autor João Tordo, tendo sido o fim da conversa marcado por um delas: “Se queres ser escritor, prepara-te para ficar de coração partido”.
No fim foi dada a palavra ao público. Nas intervenções, as pessoas felicitaram os jovens autores pelas suas conquistas.
09 Agosto 2022
09 Agosto 2022
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário